Notícias
RA CIC recebe Irmã Rosita Milesi para palestra sobre refugiados e migrantes
Publicado em 25/09/2025

A próxima RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), na segunda-feira (29), trará uma reflexão sobre a situação de refugiados e migrantes. A palestrante convidada será a Irmã Rosita Milesi, referência internacional na defesa dos direitos humanos dessas populações e laureada com o Prêmio Nansen para Refugiados 2024, concedido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Com o tema “Refugiados e migrantes: desafios e oportunidades”, a palestra abordará o panorama global das migrações forçadas, destacando os aspectos jurídicos e práticos da contratação e integração de migrantes e refugiados no Brasil. Irmã Rosita compartilhará também experiências de acolhimento e inserção no mercado de trabalho, desenvolvidas por instituições como o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e a Casa Bom Samaritano.
Ao longo de mais de três décadas de atuação, a palestrante tem se dedicado à transformação da realidade de centenas de famílias refugiadas, promovendo acolhimento, orientação e inserção no mercado de trabalho.
Serviço:
O quê: RA CIC Caxias
Convidada: Irmã Rosita Milesi
Data:29 de setembro – segunda-feira
Horário: 12h
Local: Restaurante Sica – CIC Caxias
Patrocínio Diamante: Banrisul, Círculo Saúde, Florense, Grupo RBS, Marcopolo, Randoncorp, Sicredi, UCS
Patrocínio Ouro: BRDE, Caminho Rede de Ensino, Grupo Andreazza e Susin Francescutti
Apoio Institucional: Emercor, Fortaleza, Movelaria
Projeto Degustar: Cervejaria Pavos
Vitrine RA: Acefran Embalagens e Suprimentos Corporativos
Inscrições com reserva: Associadas à CIC: R$ 99,00 / Não Associadas à CIC: R$ 125,00
Inscrições em www.ciccaxias.org.br
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)