Notícias
CIC Caxias lança projeto de Place Branding para transformar imagem de Caxias do Sul
Publicado em 22/09/2025

A RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), desta segunda-feira (22), marcou a apresentação oficial do projeto de Place Branding de Caxias do Sul, iniciativa que será liderada pela entidade para transformar a imagem e fortalecer o potencial da cidade. O projeto foi detalhado durante palestra do sócio-diretor da Critério – Resultado em Opinião Pública, consultoria responsável pela gestão e execução do trabalho, Cezar Freitas.
Além da CIC Caxias, também participam do projeto como parceiros institucionais a Prefeitura de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Câmara dos Dirigentes Lojistas CDL Caxias), Sindigêneros, Sindilojas Caxias e Sicredi Pioneira.
De acordo com Freitas, o Place (local) Branding (marca) busca transformar a reputação da cidade em um ativo estratégico de desenvolvimento. A proposta é criar uma marca forte que expresse a relevância do município, amplie a confiança de investidores e atraia talentos, além de despertar orgulho na própria população. Exemplos internacionais como Detroit (EUA) e Medellín (Colômbia), além de referências nacionais como Joinville (SC), demonstram o impacto positivo desse tipo de iniciativa. “O projeto propõe ajudar Caxias do Sul a construir uma imagem proporcional à sua relevância”, afirmou Freitas.
O desenvolvimento será conduzido em duas fases principais. Na fase de concepção, haverá pesquisa e diagnóstico, definição de identidade e posicionamento, desenvolvimento de identidade visual e verbal, e elaboração de pesquisa em parceria com a UCS. Na etapa seguinte, a implementação e engajamento, com a criação da estratégia de comunicação, lançamento da marca e fortalecimento da reputação junto a diferentes públicos.
O modelo de governança prevê a participação ativa de apoiadores, patrocinadores, Poder Público, entidades associativas, influenciadores e meios de comunicação, em alinhamento com a coordenação da CIC Caxias e a gestão técnica da Critério.
Para o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, a iniciativa simboliza um movimento coletivo. “Com este projeto, a CIC Caxias reafirma sua missão de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade e da Região. Caxias do Sul precisa mostrar para fora dos seus limites toda a sua força produtiva, cultural e social. O Place Branding é um passo decisivo nesse sentido, de consensos internos convergentes, e temos a convicção de que, com o engajamento das entidades, das lideranças e o trabalho da Critério, teremos uma entrega à altura das expectativas da nossa comunidade,” afirmou.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)