Notícias

RA CIC Caxias celebra os 30 anos do Hospital do Círculo com palestra sobre prevenção do infarto

Gerais

Publicado em 15/09/2025

Cardiologista intervencionista do Hospital do Círculo, Marcelo Sabedotti - Foto: Júlio Soares/Objetiva
Cardiologista intervencionista do Hospital do Círculo, Marcelo Sabedotti - Foto: Júlio Soares/Objetiva

A RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul desta segunda-feira (15) marcou a celebração dos 30 anos do Hospital do Círculo, com homenagens da CIC Caxias aos gestores da instituição, seguida de palestra com o médico Marcelo Sabedotti. O cardiologista intervencionista, que é chefe do Serviço de Hemodinâmica do Hospital do Círculo, trouxe números que dimensionam a incidência das doenças cardiovasculares. 

Na área da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange Caxias do Sul e municípios vizinhos, as doenças cardiovasculares respondem por 30% das mortes anuais e representam a principal causa de internações hospitalares no município, com um custo estimado de R$ 12 milhões por ano, revelou o médico. “Caxias do Sul precisa se preocupar porque reúne fatores de risco adicionais”, explicou Sabedotti, citando os invernos rigorosos, que aumentam em 23% a incidência de problemas cardíacos, os fatores genéticos e ambientais, como longevidade e estilo de vida, e o estresse marcado pelo ritmo acelerado do polo industrial.

Segundo o especialista, o perfil típico do paciente cardíaco em Caxias do Sul é do sexo masculino, tem entre 40 e 65 anos, é descendente de italianos e fumante ou ex-fumante, com pressão alta não controlada. “Esse retrato mostra que precisamos agir antes da emergência, com prevenção, hábitos de vida saudáveis e acompanhamento médico regular”, enfatizou.

O cardiologista explicou ainda como identificar e prevenir a aterosclerose, apontou os sinais de alerta das síndromes coronarianas agudas e destacou os cuidados em caso de suspeita de infarto. Com linguagem acessível, o especialista mostrou que escolhas diárias, como alimentação equilibrada, atividade física regular, controle do estresse e acompanhamento médico, são decisivas para reduzir riscos.

A palestra também trouxe informações sobre as causas das mortes súbitas em atividades esportivas. “É o paradoxo do esporte, pois o exercício regular protege o coração a longo prazo, mas pode desencadear eventos em pessoas com condições não diagnosticadas”, alertou, destacando a importância da avaliação pré-participação esportiva.

Na abertura do evento, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, enalteceu o papel do Hospital do Círculo como iniciativa de voluntariado que, desde a fundação, atua de forma associativa, filantrópica e sem fins lucrativos, reinvestindo todos os resultados na própria estrutura. “O Círculo é uma prova de que a filantropia organizada pode construir soluções de bem-estar para a comunidade”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens