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4ª edição do Let's Marketing reuniu 1 mil participantes na CIC Caxias
Publicado em 11/09/2025

O Let’s Marketing 2025 foi realizado no dia 10 de setembro, na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), reunido 25 palestrantes e 1 mil participantes. Considerado o maior evento de marketing de Caxias do Sul, teve como tema “A regra do jogo mudou: o marketing chegou ao próximo nível”, reforçando o objetivo de provocar novas reflexões sobre o papel estratégico do marketing no cenário atual e a necessidade de capacitação dos profissionais na área.
A programação dessa edição contou com cinco trilhas simultâneas abordando tendências em comunicação, branding, inteligência artificial, ciência de dados, desenvolvimento de lideranças, redes sociais, fotografia, vídeo, gestão de reputação, moda e posicionamento, felicidade nas organizações, SEO, marketing de conteúdo, vendas e tráfego pago, além de cases de marcas e carreiras.
Uma tarde de conteúdo e aprendizado em cinco espaços
As oficinas e palestras foram realizadas em cinco grandes palcos: Simecs, Kotler, mLabs, Drucker, Sicredi.
O Palco Simecs abriu os trabalhos com Dario Amorim, palestrante, profissional de treinamento e mentor de profissionais de vendas, com a oficina "A venda B2B do futuro: como a tecnologia está mudando o jogo". Ele propôs uma conversa sobre vendas e ferramentas disponíveis para melhores resultados. "O vendedor tem o poder de influenciar e o cliente tem o poder de decisão." Em seguida, Daniel Fünkler Borelli, educador da PENSAR Educação Empresarial, com o tema "O marketing mudou. A liderança também", citou como o pleno emprego mostra como as pessoas preferem ter qualidade de vida com autonomia. “Empresas com práticas coerentes são mais produtivas. Hoje, se faz liderança apoiando e encorajando para a perpetuação dos negócios em uma jornada de desenvolvimento”, disse.
Com mediação de Juliana Modelski, uma roda de conversa com a especialista em licenciamento, branding e comunicação estratégica, Caroline Albé, e o cofundador da MATSUO+CO, Edson Matsuo, trouxe informações sobre "Co-design & co-branding: o poder colaborativo". Segundo os palestrantes, "a marca tem que fazer, ser e comunicar. Precisa ter DNA que gere match perfeito com o cliente para collab. A chave da colaboração é sentir ligação como oportunidade de cocriar." Em seguida, Alexandre Tessari, gerente de P&D, e Carlos Dall’Agnol, sócio diretor de vendas e marketing, ambos da Dellamed, trouxeram cases de inovações sobre desenvolvimento de produtos médicos. "Nosso objetivo é contribuir e devolver a autonomia às pessoas", afirmaram.
Concluindo as atividades no Palco Simecs, Beatrice Fateixa, especialista em design, processo criativo e pesquisa do mercado fashion, falou sobre "Reinvenção pelo design: a visão que cria o futuro", trazendo o processo criativo e fabril de uma collab. “Uma coleção tem que ter uma alma e um propósito para ser criada.”
O Palco Sicredi teve início com a palestra de Jaqueline Hartmann, gerente de marketing da Docile, falando sobre o tema "Como bons relacionamentos constroem marcas fortes e resultados consistentes". Utilizando o case da empresa, apontou como marcas que vivem seus valores conquistam maior crescimento, engajamento e vínculos duradouros com clientes. Depois, a jornalista Letícia Duarte contou sobre sua trajetória no jornalismo em uma transmissão diretamente de Nova York com a palestra "Histórias que constroem pontes: como o jornalismo me levou de Caxias a Nova York".
O fotógrafo Lucas Lermen, embaixador Master da Aftershoot (Inteligência Artificial) no Brasil e na América Latina, seguiu com sua fala sobre "Tecnologia X conexão na era da IA". Ele ressaltou que a inteligência artificial surge como uma aliada para simplificar processos, aumentar a produtividade e, principalmente, devolver às pessoas momentos para o que realmente importa. Guilherme de Bortoli, CEO da Orgânica Digital, palestrou sobre "Sua marca desapareceu na prateleira da IA?", explicando o que as empresas devem fazer para que seus conteúdos sejam considerados pelas inteligências artificiais na elaboração das respostas que os usuários fazem nas buscas pelas ferramentas como ChatGPT, Gemini, entre outras. “Estratégia é sobre relevância, não algoritmo. Conteúdo bom não é o que apenas informa, é o que marca", definiu.
A última palestra do Palco Sicredi ficou por conta de Diandra Santos, especialista em estratégias de marketing e produtora de conteúdo, citando os "Segredinhos sujos sobre o marketing". Segundo ela, é essencial conhecer seu público e ter estratégia no Instagram. "Quanto mais segmentado e mais nichado, mais a sua mensagem vai adiante. No Instagram a forma importa mais que o conteúdo", finalizou.
No Palco Kotler, Fábio Langer, fundador e diretor da Gesto Marketing Digital, especialista em performance digital, trouxe a palestra "Oceano Azul do Marketing Digital". Ele salientou que, para vencer no mercado, o pulo do gato é conhecer a técnica, treinar a IA e criar agentes. "No entanto, é importante permanecer atento também ao offline, oferecendo experiências inéditas", apontou. Na sequência, a designer e consultora de moda, Rayssa Ferreira, trouxe o tema "Imagem & comunicação: como usar moda e estilo com identidade nos negócios". Para ela, o mais importante não é só dominar o impacto da combinação de cores, formas e texturas. "É preciso conhecer profundamente qual a intenção você deseja comunicar."
Na palestra "Como criar conteúdo que constrói uma marca inesquecível", Isabela Borges comentou sobre como a prática do "anti-ego" é importante para conquistar a audiência e consolidar a marca. "Não fale apenas de si mesma, mas entenda as reais necessidades do cliente", apontou. Na oficina "Venda mais com vídeos", Maria Eduarda Fortuna trouxe um dado onde 84% das pessoas dizem ter sido convencidas a comprar algo após ter assistido um vídeo. "Por isso, não podemos abrir a câmera sem pensar estrategicamente. É preciso planejar tudo pensando no público, no objetivo do vídeo, qual será o conteúdo, formato e frequência", ensinou.
Ao final dos trabalhos do Palco Kotler, a fundadora e CEO da ANK Reputation, Anik Suzuki, trouxe o tema "Reputação decidirá o jogo em 2026", e abordou como uma boa reputação é equivalente a ter a confiança de seus públicos, onde é fundamental prevenir crises. Temos que preparar nossos clientes para o inimaginável."
Leno Almeida, Diretor de Negócios e Gestão de Saúde do Círculo Saúde, deu início às falas do Palco Drucker com a oficina “O segredo não é o produto, é saber jogar o jogo”. O convidado lembrou que os negócios passam por pessoas e é necessário entender as motivações que elas têm. Ele incentivou a plateia a “agarrar oportunidades” e desenvolver soluções criativas para os desafios diários. Após, com a oficina “Felicidade é a nova regra do jogo”, com o doutor em gestão da felicidade, Guilherme Reolon de Oliveira, foi frisada a importância de valorizar o colaborador na sua individualidade. “A felicidade e a excelência estão interligadas, gerando equipes mais integradas e motivadas."
Ricardo Stein, CEO da Vitex AI, ministrou a oficina “Do instinto ao insight - como a IA transformou o marketing em ciência de dados". Ele mostrou como usar inteligência artificial para identificar padrões comportamentais para melhorar estratégias de marketing. “Problemas complexos precisam de cada vez mais criatividade humana”, explicou. A dupla Angelo Borges e Tiago Rossi trouxe a oficina “Arquitetura de marcas", onde apontaram que “em um mundo dominado pela IA, a naturalidade e a humanidade são o caminho para a perenidade de uma marca."
Encerrando as atividades do Palco Drucker, a diretora de Impacto e Inovação da Vaus Economia Circular, Diana Ramos Lima, explicou sobre “ESG: reputação e retorno financeiro" em sua oficina. Diana revelou que agregar valor à marca envolve transparência e ações comunitárias. “O papel do marketing é colocar o consumidor no lugar de pertencimento e de pensar que faz parte de algo bom.”
O Palco mLabs recebeu a palestra “Como construir marcas que sobrevivem ao tempo”, com Beatriz Guarezi, fundadora da Bits to Brands. Ela destacou a importância de as marcas mudarem com consistência. “Quando temos essa clareza da identidade e da repetição estratégica dessa identidade, nos tornamos lembrança.” Então, foi a vez do fundador e CMO da mLabs, Rafael Kiso, um os mais aguardados do evento, abordar “O algoritmo do Instagram para negócios”. Na palestra, Kiso trouxe dados sobre como criar ressonância nas redes por meio de fundamentos para melhorar as entregas dos algoritmos. "Se tivéssemos que escolher um único indicador universal de bom conteúdo, determinante para todas as plataformas, é a retenção. O algoritmo é o reflexo das decisões humanas. Os conteúdos que mais viralizam refletem da sociedade", observou.
Em sua palestra “Branding em novos tempos: IA como co-pilota criativa”, o especialista em branding, Galileu Nogueira, mostrou um passo a passo para usar as IAs com maior propósito, eficiência e autenticidade pelas marcas. “O único objetivo do branding é construir diferenciação na cabeça do consumidor, e para isso precisa da contextualização humana.” Já Lucas Renault, CEO da Agência Rei, falou sobre tráfego pago e os três pilares para resultados (operacional, consultivo e estratégico), comentando que gerou um faturamento total de R$ 700 milhões para seus clientes por meio dessas campanhas.
Finalizando as atividades do Palco mLabs, a palestra “Ressignifique-se: Histórias para sua vida” trouxe a comunicadora da RBS, Alice Bastos Neves, que compartilhou momentos íntimos e relatos pessoais para ilustrar a importância da resiliência. “As oportunidades estão no simples e no que quisermos colocar nossa energia. Coragem é o que mantém a mente sã”, comentou.
Resultados da quarta edição
De acordo com o Head do evento e Diretor de Marketing da CIC, Ricardo Dini, todas as metas desejadas para a realização da quarta edição do Let’s Marketing foram alcançadas. “Tivemos 1 mil participantes engajados e contamos com palestrantes que entregaram conteúdos relevantes. Proporcionamos uma experiência inédita na CIC com ocupação de diversos palcos simultâneos. O evento foi mais um passo importante para o amadurecimento e avanço das empresas, do mercado e dos profissionais da Serra Gaúcha”, comemorou.
Durante o evento, os palestrantes também gravaram participações em um podcast, reunindo conteúdos pertinentes. O 4° Let's Marketing encerrou com um happy hour para integração e networking dos participantes.
A edição de 2026 será realizada no dia 16 de setembro, com ingressos já à venda, sendo R$ 160 para associados à CIC Caxias e R$ 180 para não-associados.