Notícias

Trabalho e bom humor marcam trajetória de Francisco de Assis Spiandorello contada na CIC Caxias

Gerais

Publicado em 25/08/2025

Figura marcante na política, palestrante divertiu o público da RA com histórias que já viraram folclore - Foto: Júlio Soares/Objetiva
Figura marcante na política, palestrante divertiu o público da RA com histórias que já viraram folclore - Foto: Júlio Soares/Objetiva

Nesta segunda-feira (25), a RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), dentro da série Histórias Inspiradoras, teve como palestrante o administrador, professor, advogado e político caxiense Francisco de Assis Spiandorello. Conhecido carinhosamente como Chico Spiandorello, ele relembrou momentos marcantes de sua trajetória, especialmente no período em que atuou como gerente da Caixa Econômica Estadual em Caxias do Sul. 

Foi nesse período que ficou popularmente conhecido como o “Chico da Caixa”, responsável por instalar a agência São Pelegrino e abrir mais de 90 mil contas de clientes pessoas físicas e jurídicas, além de conceder 87 mil empréstimos com índice mínimo de inadimplência. Programas pioneiros de linhas de crédito, postos avançados de atendimento e o contato próximo e amigável com os correntistas renderam a ele não apenas resultados expressivos para a instituição, mas também muitas histórias que já fazem parte do folclore da cidade, como os eventos comunitários que organizava e os brindes criativos da “Rádio da Caixa”.

Na RA, Spiandorello também recordou episódios curiosos de sua vida pública e política e situações pitorescas vividas ao longo de quatro mandatos como vereador, duas legislaturas como deputado estadual e passagens pelo Executivo municipal, onde ocupou diferentes secretarias, foi vice-prefeito e prefeito em exercício em mais de 50 ocasiões. Entre as muitas histórias, as peregrinações na contramão ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio para cumprimentar eleitores e simpatizantes, e o baile farroupilha dentro do gabinete do prefeito.

Aos 82 anos, Chico Spiandorello mantém a mesma simplicidade e bom humor que marcaram sua trajetória. Ao compartilhar com o público o que considera sua receita de vida, foi categórico: “trabalho e bom humor, e, às vezes, rir de si mesmo”.

Na abertura do encontro, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, destacou a relevância da presença do convidado. “Pensar em Chico Spiandorello é reconhecer alguém que articulou e esteve presente na cena política e comunitária de Caxias do Sul nos últimos 50 anos, inspirando gerações, com sua integridade e dedicação, a ingressarem e permanecerem na vida pública”.

Ele também ressaltou que Spiandorello sempre buscou inspirar os jovens a entrarem na vida pública, incentivando novas lideranças políticas e comunitárias. Atualmente, prepara o lançamento de um livro de memórias, em fase de produção, que resgatará episódios de sua trajetória e deverá ser publicado entre 2025 e 2026, no marco das celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens