Notícias

Início das obras do Monumento aos 150 anos da Imigração Italiana marca solenidade na Praça da Estação em Caxias do Sul

Gerais

Publicado em 22/08/2025

Solenidade de início das obras do Monumento aos 150 anos da Imigração Italina no RS
Solenidade de início das obras do Monumento aos 150 anos da Imigração Italina no RS

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), deu início nesta sexta-feira, 22 de agosto, às obras de um marco histórico-cultural que homenageará a trajetória dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. A solenidade realizada na Praça da Estação marcou o começo da construção do Monumento aos 150 anos da Imigração Italiana, uma iniciativa da CIC Caxias em parceria com a Prefeitura Municipal.

Com o slogan “De raízes fortes a horizontes infinitos”, o monumento foi concebido pelo arquiteto Renato Solio e terá forte simbolismo em sua composição. Serão 150 barras de aço corten ascendentes, representando os 150 anos da imigração italiana e a evolução da cidade ao longo das gerações. A estrutura terá ainda elementos em concreto que simbolizam o passado desafiador dos primeiros colonizadores e a sociedade atual, celebrando a continuidade e a força dos laços culturais.

Durante a cerimônia, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, destacou o papel da entidade como idealizadora do projeto: “Este monumento é um presente da CIC Caxias para a cidade. Ele nasce do nosso reconhecimento e da nossa gratidão à saga dos imigrantes italianos, que com coragem, trabalho e determinação ajudaram a moldar a identidade e o desenvolvimento de Caxias do Sul e de toda a região. Queremos eternizar essa história, para que siga inspirando as próximas gerações”, disse Loro.

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, enalteceu a iniciativa da entidade: “Agradecemos à CIC por deixar este marco na história da nossa cidade. Mais do que uma obra, este monumento será uma lembrança permanente da força e da contribuição dos imigrantes italianos, um legado que continuará vivo no coração de Caxias do Sul”, salientou o prefeito.

O projeto integra a programação oficial da CIC em reconhecimento à contribuição dos imigrantes italianos para o desenvolvimento regional. A iniciativa é conduzida pelas diretorias de Cultura e Educação e de Negócios do Turismo, com apoio da Diretoria de Marketing, da equipe da CIC Caxias, da Agência Intervene e da Prefeitura de Caxias do Sul.

Além do caráter simbólico, a obra permite a participação da comunidade por meio da captação de recursos, até setembro de 2025: famílias e empresas podem ter seus nomes gravados no monumento, perpetuando vínculos que conectam o passado ao futuro. A aquisição pode ser feita pelo site: monumento150anos.com.br

A inauguração está prevista para 18 de novembro, como parte das celebrações oficiais da data em um momento que promete ser de celebração coletiva e de reafirmação da importância da imigração italiana para a identidade e o desenvolvimento da região.

Acompanharam a solenidade o vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo, a Secretária da Cultura, Tatiane Frizzo, o presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Caregnato, o arquiteto responsável pela obra, Renato Solio, demais secretários municipais, vice-presidente de Comércio, Idalice Manchine, presidente do Conselho Deliberativo, Agatha Tonietto, presidente do Conselho Superior, Nadir Rizzi e diretores da CIC Caxias.

Assessoria de Imprensa CIC Caxias – Rogério Aver Pizzolatto (MTB 15806) 

Fotos: Benito Rizzi

Galeria de imagens