Notícias
2ª Cantata de Natal da CIC reúne 600 pessoas em Caxias do Sul
Publicado em 07/12/2024
O estacionamento da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) foi palco da 2ª edição da Cantata de Natal, na noite de quinta-feira (5). Com o tema Ricordo di Natale, o evento homenageou os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Canções e encenações tipicamente natalinas emocionaram as cerca de 600 pessoas que estiveram na CIC. Diante deste pano de fundo, músicas e histórias deram o tom de uma tocante narrativa, responsável por enaltecer a vivência e a garra do povo italiano.
Temas como fé, cultura e família foram alguns dos destaques, desempenhando um papel essencial para reflexões. A diretora artística do espetáculo, Andrea Peres, destacou que, aliado a isso, houve o protagonismo de sentimentos como amor, união e fraternidade, sinônimos do Natal.
"Por meio do evento, celebramos a magia desta data, destacamos como aconteceu a construção da nossa cidade e, acima de tudo, reforçamos a importância da união dos povos", complementou ela.
Para a realização da Cantata de Natal, o estacionamento da CIC Caxias foi decorado com 19 árvores, customizadas por cada uma das diretorias. Em breve, elas serão doadas a entidades assistenciais do município. Quem acompanhou as performances artísticas também pode conferir de perto a Feira Natalina, com expositores de economia criativa, e posar para fotos com o Bom Velhinho.
Realização do Instituto Ítalo Victor Bersani, da CIC Caxias, e do Ministério da Cultura, a Cantata de Natal é uma produção da Cali Gestão Cultural. O financiamento é da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e Lei de Incentivo a Cultura, da Prefeitura de Caxias do Sul, com patrocínio de Sicredi Pioneira, Simecs, Stella Cidadania Italiana, Susin Francescutti e Caxias do Sul Convention e Visitors Bureau. Apoio dos Supermercados Andreazza e RandonCorporp.
Caxias do Sul se destaca na promoção de eventos natalinos
A coordenadora da Diretoria de Cultura e Educação da CIC Caxias, Shirlei Omizzolo, celebrou a inserção do maior município da Serra Gaúcha no calendário de grandes eventos gratuitos de Natal. "Diante destas movimentações, o meu sentimento é de gratidão. O momento de retomada, a partir de ações gratuitas, possibilita que todos tenham acesso a atividades culturais. Estamos vivenciando um período rico e muito especial, marcado por envolvimento e felicidade", enfatizou.
"Em maio, passamos por um momento muito difícil. Nos reerguemos e nos unimos, entregando mais um grande espetáculo para a população. Isso nos deixou muito felizes e bastante empolgados para o futuro. Cultura e turismo andam juntos e, no ano que vem, espero ver muitos ônibus com turistas desembarcando aqui (CIC Caxias), complementou Luciane Perez, coordenadora da Diretoria de Negócios do Turismo da CIC Caxias.
Voluntária desde a realização da primeira edição, Miriam Veadrigo Boschetti, que integra a Diretoria de Cultura e Educação da CIC considera o evento a realização de um sonho. "Nossa vontade sempre foi de ver as pessoas se integrando ao espaço da CIC, participando, como nesta edição. Sentimos que estamos fazendo a nossa parte para recuperar o espírito de Natal na cidade", salientou.
Para Marivania Sartoretto, integrante da Diretoria de Negócios do Turismo da entidade, o evento teve o fortalecimento de vínculos entre CIC e comunidade caxiense como um dos destaques. "A CIC Caxias está em uma área central, com excelente infraestrutura. Essa foi uma das maneiras que encontramos para abrir as portas e receber centenas de caxienses, nos aproximando dos moradores da nossa cidade", finalizou.
Sobre o Instituto Ítalo Victor Bersani
Fundado em 29 de dezembro de 2011, o Instituto Ítalo Victor Bersani é uma associação, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que se dedica à assistência social junto às empresas e ao poder público. Promove, além de atividades gratuitas de educação, a cultura e a conservação do patrimônio histórico e artístico, o voluntariado, os estudos e as pesquisas, o desenvolvimento de tecnologias alternativas e a produção e a divulgação de conhecimentos técnicos e científicos. Somado a isso, estimula a inovação, entre outras atividades, apoiando tecnicamente as empresas locais a partir de cursos em diferentes níveis.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cantata de Natal