Notícias

Jornalista Rodrigo Lopes alerta para a complexidade do cenário global na RA CIC Caxias

Gerais

Publicado em 04/11/2024

Jornalista premiado oportunizou novas perspectivas e reflexões para o futuro na RA CIC Caxias. Foto: Antonio Valiente/Divulgação
Jornalista premiado oportunizou novas perspectivas e reflexões para o futuro na RA CIC Caxias. Foto: Antonio Valiente/Divulgação

Mais do que informar e atualizar o público da RA CIC desta segunda-feira (4), dentro das suas percepções e experiência, o jornalista gaúcho Rodrigo Lopes, comentarista de política nacional e internacional do Grupo RBS, especialista em coberturas de guerras, deixou importantes reflexões na sua palestra intitulada “Os desafios políticos e econômicos de um mundo em transformação”.

Convidado do tradicional evento realizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Lopes transitou por questões como a polarização política, o impacto das redes sociais no contexto geopolítico, riscos e oportunidades na era da transição e o papel do Rio Grande do Sul e do Brasil no cenário global. Para a abordagem utilizou de sua expertise na cobertura de oito eventos internacionais como correspondente, um trabalho iniciado a partir da morte do Papa João Paulo II, em 2005, até os mais recentes conflitos no Oriente Médio, onde transmitiu os desdobramentos da guerra entre Israel e Hamas.

Foi categórico ao afirmar que a sociedade global enfrenta “um momento de intensa polarização, com um cenário muito complexo e volátil, exigindo flexibilidade e agilidade nas tomadas de decisões, trocas de ideias e de estratégias”, tal qual se faz em um campo de guerra, onde o cenário muda a todo o momento. Para o jornalista, a resposta de tal complexidade está na migração de um mundo unipolar para multipolar, com diversos atores no sistema internacional, com seus prós e contras. “Além de um tempo muito mais volátil, muito mais complexo e muito mais inseguro do ponto de vista da geopolítica, se observa um descrédito nas instituições numa fase em que vivemos um processo de desglobalização. Temos ainda os desafios ambientais, a IA mudando a maneira de se fazer negócios e como a gente se relaciona, para o bem e para o mal. Igualmente as redes sociais, que ao mesmo tempo que empoderam as pessoas são canais para a desinformação. Há também a questão dos desafios do mercado de trabalho e da pirâmide social”, pontuou deixando provocações enfatizando que o cenário atual é de tribalização, “com muros sendo erguidos”. Mas com perspectiva de que, mesmo em meio essa transformação global, o Rio Grande do Sul tem capacidade para tornar-se mais desenvolvido, e a Serra Gaúcha contribui por sua pujança.

Anfitrião e presidente da Casa, Celestino Oscar Loro, ressaltou a oportunidade de promover um debate em torno dessas questões. “Sabemos que a conjuntura é desafiadora, mas este encontro foi uma excelente ocasião para ouvirmos novas perspectivas e refletirmos sobre o futuro. Em nome da CIC Caxias, agradeço o jornalista Rodrigo Lopes por aceitar ao convite para enriquecer nossa reflexão com sua experiência no front de conflitos e sua visão de mundo”.

Loro ainda fez um chamamento para a edição especial da RA CIC nesta quinta-feira (7), com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite. O CEO estará na CIC Caxias para palestrar sobre “Raio-x atual do setor e estudo de descarbonização”, antes de participar do primeiro dia da Elétric Move, na sequência.

Fonte: Assessoria de Imprensa CIC Caxias - Raquel Quevedo (MTE 18275)

Galeria de imagens