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De olho no futuro, 3º Let's Marketing abordou temas como humanização no mercado de trabalho
Publicado em 14/10/2024
Caxias do Sul (RS) recebeu a terceira edição do Let's Marketing no dia 9 de outubro, na CIC Caxias. O evento reuniu cerca de 625 participantes que acompanharam uma programação de palestras e oficinas práticas em uma tarde de imersão no universo do marketing, proporcionando um espaço para troca de conhecimentos e networking.
Com o tema "Por um marketing mais inteligente e menos artificial", essa edição trouxe como perspectiva a necessidade de conscientização sobre a ampliação do uso das tecnologias, além de orientações a favor da humanização do trabalho. Foram 16 palestras e nove oficinas trazendo informações sobre tendências e práticas mais recentes da área.
Um dos palcos estava localizado junto ao Auditório da CIC Caxias, onde as palestras tiveram início com as falas de Wagner Motta, CEO da Jolimont, e Rodrigo Arpini Valerio, Diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, com dados sobre suas empresas e o setor vitivinícola da região. Motta demonstrou como a venda de momentos e experiências aos turistas orienta suas ações, e estratégias ligadas a MVP (Produto Mínimo Viável). Valerio comentou sobre a jornada da cooperativa na reconstrução de sua reputação após a ação do Ministério Público do Trabalho em 2023, desde o diagnóstico dos acontecimentos até estratégias para estabilização da comunicação institucional, gestão de crise e contenção de danos.
Em seguida, a palavra ficou com Rodolfo Bonifácio, CCO da empresa O Futuro das Coisas, abordando "IA e o futuro do trabalho". Segundo ele, a próxima revolução será a da sensibilidade, onde a transformação humana é o motor para o futuro. "O novo modelo de trabalho busca desenvolver um conjunto de habilidades únicas e que nos torna humanos, como criatividade, sensibilidade, curiosidade, senso crítico e aprendizagem contínua, características insubstituíveis por qualquer máquina", afirmou.
Após, Stefan Ligocki, consultor, professor e palestrante de marketing, desenvolveu o tópico "Como usar o LinkedIn para atrair clientes e gerar mais negócios para sua empresa". Rede social com 1 bilhão de usuários em 200 países, com 75 milhões deles somente no Brasil, o LinkedIn é fundamental para empresas. "É um espaço para gerar oportunidades com grande alcance orgânico, onde é essencial manter um perfil atualizado e criar conteúdo periodicamente, o que estabelece proposta de valor e cria autoridade, fortalecendo marca e reputação", explicou, dando dicas de otimização e diversificação para os posts.
Ana Paula Schneider Kremer, gerente executiva de Operações Digitais e Dados do Grupo RBS, apresentou os destaques da "Pesquisa Persona 2024: os gaúchos em movimento". Entre as conclusões, ficou claro que tradições estão sempre presentes e precisam ser mantidas e, ao mesmo tempo, o novo também é pauta, trazendo evolução e mudanças de comportamento. "O grande legado que os gaúchos da Serra mais pretendem passar adiante são exemplos e valores a serem seguidos. A relação com o novo, independente da maior ou menor conexão com a tradição, é o caminho para conhecer mais e melhor os gaúchos hoje."
O arquiteto, professor e diretor de estratégia do Grupo Criativo, Rodrigo Leme, apresentou a palestra "CCO x CMO", onde CCO é a sigla para Chief Communications Officer e CMO para Chief Marketing Officer. "Inovação não tem briefing, não percam tempo com isso. Por isso que não sou fã do design thinking, que pode trazer diagnósticos errados sem entender qual é o real problema ou se realmente aquela é uma 'dor' do cliente", afirmou. Descreveu, ainda, tipos de inovação, apresentando cases da sua empresa.
O cofundador da RD Station, André Siqueira, trouxe o depoimento "De uma sala de 42m² a uma venda por R$ 2 bi: as lições que aprendi construindo a RD Station", contando a história da empresa, sua compra pela TOTVS e como, atualmente, possui mais de 60 mil clientes, além de possuir mil colaboradores e estar presente em 31 países. Siqueira mencionou a metodologia lean (enxuta), saindo da visão de somente vender um produto, mas sim resolver problemas com o que você tem a oferecer. "Negócios que vencem não comemoram vendas, mas sim clientes felizes. Nosso lema é nos tornarmos tão bons no que fazemos que seja impossível ignorar", resumiu.
A última palestra do evento ficou por conta da estrategista de marketing e fundadora da 2 Bold Consultoria de Licenciamento e Marketing, Caroline Albé, falando sobre "Licenciamento: estratégias que vão além do marketing". A profissional citou collab enquanto ferramenta poderosa de marketing e o tamanho desse mercado, com faturamento de US$ 6,9 bilhões ao ano no Brasil e em constante crescimento. Caroline listou os benefícios do licenciamento e estratégias ilustradas por diversos exemplos, além de mencionar o case do filme "Barbie", grande sucesso de 2023, com a relevância cultural da boneca, trazendo diversidade, representatividade e empoderamento feminino. "A produção foi liderada pelo propósito da marca, inspirando o potencial ilimitado de cada menina", apontou.
Palco no Restaurante SICA
O Restaurante SICA também foi espaço de conhecimento para os participantes do Let's Marketing, começando com a palestra "Brand Experience: a marca como agente de transformação do negócio", com Felipe Luz, diretor da FutureBrand. O especialista disse que o contexto atual, de pós-digitalização e de um consumidor menos fiel, tornou-se bem desafiador, acrescentando que a Inteligência Artificial vai trazer ainda mais complexidade. "Será preciso identificar aquilo que fixe a atenção do consumidor, e essa é a forma como contaremos uma história. É a nossa capacidade de sermos humanos, criativos e de construir soluções." Para ele, hoje, a jornada de consumo do cliente está diferente, é multissetorial e deixou de ser linear. "É preciso equilibrar experiência e propósito", indicou.
Na segunda palestra, a diretora de Marketing da Heineken, Fernanda Saboya, falou sobre "Mídia além do TRP – Como potencializar seus investimentos quando você é menor que a concorrência?". Atuando na área de conexões com o consumidor, Fernanda observou que a digitalização trouxe maior dificuldade em reter atenção, com muitas marcas e conteúdo. "A prioridade é conectar a mídia com a estratégia de negócio, para identificar onde colocar mais esforço e identificar o que faz mais sentido. Além disso, é preciso trabalhar com dados, com eficiência e eficácia, zelar pela sinergia nos canais de mensagens e ser criativo." Depois, ela apresentou o case de presença da marca como patrocinadora no show da Madonna, no Rio de Janeiro (RJ).
Na terceira palestra, a caxiense Rejane Toigo, da Like Marketing, trouxe o tema "Você precisa ser o influenciador do seu próprio negócio". De acordo com ela, a marca pessoal (do fundador) e a empresarial precisam estar juntas. "Exercer uma liderança mais humanizada pode ser a grande diferença. Quando levarmos valores para as redes sociais e desenvolvermos a marca pessoal, traremos mais possibilidades de negócios para as empresas", afirmou. Entre outros aspectos, elencou dez passos de estratégias de conteúdo.
Depois, foi a vez de Marcus Tonin, o Marketeiro Confesso, palestrar sobre "Além do algoritmo: marketing digital como estratégia de vendas". O professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) abordou como funciona o processo de comunicação com vários canais. "Tem que aceitar o marketing digital. Começa a ser um gerador de confiança, o que pode levar a vendas", reiterou. A presença é o que vai gerar resultados e, segundo ele, tem que ser claro em relação ao conteúdo. "Cuidado ao transformar rede social em catálogo", alertou.
Na sequência, Diori Lovatto Ricaldi, da Canvas 360º, e Elói Dal Belo, fundador e CEO da Ellite Agência Digital, falaram do tema "Fusões e aquisições". Eles explicaram o que acontece na prática, como preparar as empresas para venda e quais estratégias seguir. O primeiro passo, segundo eles, é desfazer a imagem de que a venda é algo desabonador. "Deveria estar nos planos de todos os empresários. Há três destinos para uma empresa: sucessão, herança ou falência", comentou Diori. De acordo com os palestrantes, avaliação da empresa para determinar um valor justo de mercado e identificar pontos fortes e fracos, preparação financeira, eficiência operacional e gestão de recursos humanos estão entre as ações necessárias nesse processo. Outra dica é estar bem preparado para a melhor condução à venda do ponto de vista jurídico e contábil.
As palestras do palco no Restaurante SICA encerraram com a participação do músico Rafael Witt falando sobre "Marketing digital de artista: do anonimato a turnês pelo Brasil e pelo mundo". Formado em Relações Internacionais, faz um trabalho em redes sociais desde 2020, tem presença de 30 mil ouvintes mensais no Spotify em mais de 120 países, possui 103 mil seguidores no Instagram, mais de 70 mil seguidores no TikTok e, recentemente, realizou turnê na Europa, Estados Unidos e em diversos estados do Brasil. Durante a palestra, disse que um artista não é nada sem o público e contou episódios de pessoas que foram tocadas pela música dele em diferentes circunstâncias. "Essa troca só foi possível por causa do meu marketing. Sou teimoso nas redes sociais, postando todos os dias. Entendi que não bastava só criar a minha música."
Entre as atividades paralelas às palestras nos dois grandes palcos, também foram apresentadas oficinas que abordaram temas como marketing político, marketing médico, conteúdo para vídeos, gestão de tráfego, eventos corporativos, entre outros.
Finalizando o evento, foi realizado um happy hour com chopp e pizza no Restaurante SICA, com show das atrações musicais Rhay Santos & Jazz Express, Dan Ferretti e Jack Band.
Resultados excelentes
Conforme o Head do evento, Ricardo Dini, o Let's Marketing se consolida como o maior evento de marketing e comunicação da Serra Gaúcha ao reunir mais de 600 profissionais e ter 100% de ocupação pelo terceiro ano consecutivo. "O nível de satisfação dos participantes foi excelente. A curadoria dos conteúdos das palestras e oficinas técnicas teve ótima recepção. Isso confirma o interesse do público em capacitação e networking entre a cadeia produtiva do setor. O comitê organizador ficou muito satisfeito com os resultados alcançados e prevê inovações para que o evento cresça ainda mais em 2025", destacou Dini, que também é CEO da Dinâmica Conteúdo Inteligente e Diretor de Marketing da CIC Caxias.
O 3º Let's Marketing contou com Patrocínio de Marcopolo, Soprano e Agência IMC, com o Grupo RBS como Mídia Partner, realização da CIC Caxias e apoio de Brindes Caxias, Dinâmica Conteúdo Inteligente, Felsen Cervejaria, G+ Café, Grupo Andreazza, Infront Mídia, Nômade – Foto e Vídeo Lembrança, Miradoor e Sorvelândia.
Fonte: Assessoria de Imprensa Let's Marketing