Notícias

CIC Connection se encerra com sucesso, abordando inovação, crescimento econômico e novas formas de trabalho

Gerais

Publicado em 05/09/2024

Junior Borneli, CEO da StartSe, fez a palestra de encerramento do CIC Connection - Foto: Júlio Soares/Objetiva
Junior Borneli, CEO da StartSe, fez a palestra de encerramento do CIC Connection - Foto: Júlio Soares/Objetiva

O segundo e último dia do CIC Connection, realizado nesta quinta-feira (5) no UCS Teatro, foi marcado por temas como inovação, liderança e economia, fechando com chave de ouro o evento que chega para se tornar referência em gestão na Serra Gaúcha. O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Celestino Oscar Loro, fez uma avaliação positiva do evento, destacando que o objetivo foi alcançado com sucesso. Segundo ele, a recepção do público foi extremamente positiva, foram apresentadas ideias novas e transformadoras e a qualidade dos palestrantes elevou o padrão dos eventos na Região.

A primeira palestra do dia foi ministrada por José Salib Neto, cofundador da HSM, que abordou as competências essenciais para a gestão do futuro. Com a provocação "As empresas morrem porque fazem bem as mesmas coisas durante tempo demais", Salib destacou a necessidade de adaptação constante e enfatizou o conceito do "líder exponencial", que tem a capacidade de pensar em termos de futuro e agir de maneira ágil e visionária. Ele comparou esse perfil com o do líder tradicional, que se concentra no presente e é resistente à inovação. Já o líder algorítmico, segundo Salib, “é mais do que se tornar uma versão digital de si mesmo. Significa abrir-se a ideias inteiramente novas, que nunca poderiam se tornar realidade antes da era da inteligência artificial”. O palestrante também ressaltou que, embora os líderes não precisem ser especialistas em tecnologia, devem ter conhecimento suficiente para fazer as perguntas certas e evitar respostas enganosas. "Ou você diminui seus sonhos, ou aumenta suas habilidades. A escolha é sua”, enfatizou.

Na sequência, o economista-chefe do banco BTG Pactual, Mansueto Almeida, apresentou um panorama otimista da economia brasileira. Ele destacou que o Brasil saiu da pandemia e passou a crescer em um ritmo muito além do que se conseguia projetar. Almeida mencionou o crescimento do PIB no segundo trimestre de 2024, que foi de 1,4%, superando as expectativas, e que o mercado projeta um aumento entre 2,8% e 3% para o ano: é o quarto ano consecutivo que o Brasil vai crescer acima do esperado.

Entretanto, ele alertou para a necessidade de segurança jurídica e de um sistema tributário mais simples para sustentar esse crescimento, além do controlar dos gastos públicos para evitar o aumento da carga tributária. “Esse crescimento depende de muitas coisas, inclusive da capacidade de o governo cumprir as regras fiscais”, afirmou.

Moisés Marques, sócio-consultor da Corall Consultoria, subiu ao palco na terceira palestra do dia para falar sobre o futuro do trabalho e a autogestão de carreiras. Marques apontou que as novas formas de emprego, como freelancers e trabalhadores temporários, estão em ascensão, impulsionadas por transformações tecnológicas e mudanças sociais. Ele destacou que “inteligência social, networking e posicionamento” são fundamentais para a gestão de carreiras bem-sucedidas, e que líderes e organizações precisarão se adaptar a esse novo cenário.

Fechando o evento, Junior Borneli, fundador e CEO da StartSe, apresentou as tendências mais recentes de inovação, com destaque para as disrupções vindas do Vale do Silício. Ele enfatizou a importância de estar à frente das mudanças, afirmando que “saber primeiro é uma vantagem competitiva". Borneli defendeu a ambidestria nas empresas, ou seja, a capacidade de continuar fazendo o que já se faz bem, mas sempre investindo em inovação e criando novos ciclos de perpetuidade dos negócios. Ele também destacou o avanço da eletrificação automotiva, da inteligência artificial e da robótica como grandes tendências, e alertou: "O próximo grande gargalo do mundo será a energia, que terá uma enorme demanda nos próximos anos."

O sucesso da primeira edição do CIC Connection também se deve às marcas Tramontina, Marcopolo, Círculo Saúde e Sicredi Pioneira, que assinaram o evento em collab com a CIC Caxias. Contou ainda com o patrocínio de Grupo Andreazza, Grupo Florense, Randoncorp e Upplay+Quanta, com o apoio da Universidade de Caxias do Sul e Grupo RBS.

Fonte: Assessoria de Imprensa CIC Caxias - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb 6267)

Galeria de imagens