Notícias
Marcopolo avança em inovação e sustentabilidade com lançamentos pioneiros para marcar seus 75 anos
Publicado em 12/08/2024
Durante a RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (12), o CEO da Marcopolo, André Armaganijan, destacou que a empresa, que celebra seus 75 anos, acredita que o futuro está na mobilidade sustentável, ressaltando a importância da descarbonização como um dos grandes temas do futuro, reforçando o compromisso da Marcopolo em reduzir a pegada de carbono e diminuir emissões.
O executivo mencionou o recente lançamento do primeiro carro 100% elétrico produzido no Brasil, que agora, além da carroceria, também inclui o chassi, evidenciando o esforço da empresa em investir em soluções sustentáveis de transporte. Com alto grau de nacionalização, o ônibus possui tecnologia desenvolvida localmente.
Outro marco foi o lançamento do novo ônibus híbrido a etanol, parte das comemorações do aniversário de 75 anos da empresa. Este veículo, que utiliza energia elétrica e a cana-de-açúcar como meio de combustão, é considerado de emissão zero. "A Marcopolo está dando passos largos para não apenas ser mais sustentável, mas para realmente ampliar seu leque de atuação no mundo", afirmou Armaganijan. Ele também destacou que a descarbonização e as novas tecnologias estão permitindo à empresa avançar de forma significativa nessa direção.
Durante a palestra, o CEO da Marcopolo também apresentou a robustez da empresa, que hoje conta com uma capacidade de produção de 115 unidades diárias no Brasil e 240 globalmente, operando em três fábricas nacionais e oito no exterior, marcando presença em 140 países. Com um total de 15.622 colaboradores ao redor do mundo, sendo 10.087 apenas em Caxias do Sul, a Marcopolo produziu 13.304 unidades em 2023, alcançando uma receita líquida de R$ 668 bilhões.
Já o presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, James Bellini, também ressaltou os pilares fundamentais que sustentam a multinacional caxiense. "Transparência, confiança e engajamento são os pilares sobre os quais construímos nossa trajetória e, com eles, alcançamos a transformação que vemos hoje. Tiramos as pessoas da zona de conforto e a mágica aconteceu", declarou Bellini, reforçando a importância desses valores na consolidação da Marcopolo como líder no setor.
Celestino Oscar Loro, presidente da CIC Caxias, também prestou sua homenagem à Marcopolo durante o evento. "A Marcopolo é mais do que uma multinacional caxiense, é um símbolo de competência, capacidade inovadora e visão de futuro. Quando viajamos pelos cinco continentes e nos deparamos com um ônibus Marcopolo, sentimos um orgulho indescritível", afirmou. Ele acrescentou que esse orgulho "não se restringe apenas ao produto em si, mas se estende à certeza de que ele carrega a marca da nossa terra, o resultado de trabalho árduo e dedicação de muitas pessoas." O presidente da CIC Caxias ainda relembrou a importância de Paulo Bellini, um dos fundadores, na trajetória exitosa da empresa e também na comunidade. A entidade entregou a James Bellini uma placa em homenagem à Marcopolo pelos seus 75 anos de fundação.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)