Notícias
Economia de Caxias do Sul registra crescimento no mês de abril
Economia, Finanças e Estatística
Publicado em 13/06/2024
A economia de Caxias do Sul apresentou um crescimento de 2% no mês de abril, se comparado a março, conforme o levantamento mensal realizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias), divulgado nesta quinta-feira (13). Este desempenho positivo foi puxado principalmente pelos setores de Serviços, que cresceu 3,8%, e da Indústria, que teve um aumento de 2%. Em contrapartida, o setor de Comércio apresentou uma leve retração de -0,9%. “O mês de abril ainda não recebe o impacto da calamidade gaúcha. Ainda não temos a dimensão de quanto a crise vai influenciar a nossa Região, e se os efeitos climáticos serão negativos ou positivos para a economia”, observou o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarciano Mélo Cardoso.
Ao se comparar o desempenho de abril de 2024 com o mesmo período do ano anterior, eliminando a sazonalidade, o indicador revelou um robusto crescimento de 18,7%. Todos os setores contribuíram para essa ascensão, com destaque para Serviços e Indústria, que aumentaram 21,6% e 21%, respectivamente. O Comércio, apesar de um crescimento mais modesto, registrou um aumento de 6,5%.
No acumulado dos primeiros quatro meses de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, observa-se um aquecimento geral da economia em 12,1%. O setor de Serviços liderou esse avanço com um crescimento de 20,9%, seguido pela Indústria, com 10,8%, e pelo Comércio, com 1%.
No indicador "acumulado 12 meses", a atividade econômica de Caxias do Sul registrou um crescimento de 5,9%. “É um crescimento bastante expressivo e importante para a Região até o fechamento do quadrimestre”, acrescentou Cardoso.
No entanto, ao se analisar por setor, o panorama é misto. O setor de Serviços se destacou com um expressivo incremento de 21,9%, enquanto o Comércio e a Indústria apresentaram resultados negativos, com quedas de -2,1% e -0,4%, respectivamente. “Serviços têm sido a bola da vez”, ressaltou o diretor da CIC Caxias, acrescentando que isso pode ser justificado por um deslocamento da renda da população para os serviços em detrimento do consumo direto no comércio.
Em abril, Caxias do Sul manteve um estoque de 169.291 empregos, com 9.523 admissões e 8.258 desligamentos, resultando na geração de 1.265 novos empregos formais. Assim, a cidade possui mais de 169 mil postos de trabalho. A Indústria foi o setor que mais contratou, criando 901 vagas, enquanto o setor de Agropecuária registrou um saldo negativo, com a perda de 240 postos no período.
Já o saldo da balança comercial de Caxias do Sul em abril aumentou 209,3% em relação a março de 2023. No entanto, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, houve uma queda de -68,2%, e no acumulado dos últimos doze meses, o saldo diminuiu -29,9%.
Também participaram da coletiva de imprensa que divulgou os números de abril o diretor-executivo da CIC Caxias, Gelson Dalberto, o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Astor Schmitt e dirigentes da CDL.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)