Notícias

Comitê SuperAção Serra Gaúcha faz balanço do trabalho e programa novas ações

SuperAção Serra Gaúcha

Publicado em 06/06/2024

Atualizações do movimento SuperAção Serra Gaúcha na pauta de lideranças empresariais Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias
Atualizações do movimento SuperAção Serra Gaúcha na pauta de lideranças empresariais Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias

O Conselho Executivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), que tem na presidência Celestino Oscar Loro e nas vice-presidências Ruben Bisi (Indústria), Idalice Manchini (Comércio) e Eduardo Michelin (Serviços), e os Sindicatos Patronais estiveram reunidos na noite dessa quarta-feira (5) para um balanço das atividades e alinhamento de futuras ações dentro do movimento SuperAção Serra Gaúcha, iniciativa que visa mitigar os impactos da tragédia climática no Rio Grande do Sul, no mês de maio.

A agenda foi compartilhada em reunião híbrida com as diretorias departamentais da CIC Caxias para atualização do andamento das medidas que regem o Comitê de Governança Superação Serra Gaúcha e participação nas próximas ações, que inclui olhar para o fator migratório e para a necessidade de uma comunicação positiva sobre as condições atuais de acessos logísticos ao estado gaúcho. Dois temas tornam-se novos pilares a serem estruturados no grupo de trabalho do comitê. “É importante transmitirmos que o Rio Grande do Sul está ativo, mesmo em meio à reconstrução. Não estamos isolados ou inertes. A operacionalização do nosso aeroporto é prova disso. E quanto ao fluxo migratório, precisamos estar preparados para atender às demandas dessa tendência, uma realidade à nossa porta”, disse o presidente da CIC Caxias, Celestino Loro.  O assunto foi reforçado a partir de dados da Defesa Civil RS apresentados por diretores da entidade, que projetam um processo migratório, até 2028, de cerca de 25 mil famílias em direção a Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos.

A prioridade do movimento SuperAção segue sendo a infraestrutura do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, agora com foco para as melhorias na pista de pouso e decolagem, na instalação do Sistema PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e na ampliação do Terminal de Passageiros. “Necessidades prementes em vista da situação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, inoperante no momento”, reforçou o coordenador da Diretoria de Infraestrutura da CIC Caxias, Fábio Vanin.

Já as iniciativas de apoio ao turismo seguem na valorização dos produtos locais e dos destinos regionais. A flexibilização das relações de trabalho, que figura no pilar da segurança trabalhista, agora é negociada via Sindicatos Patronais. No entanto, o movimento continua pedindo por medidas em nível federal capazes de garantir os empregos e a renda da população.

As ações que visam encontrar soluções financeiras para empresas atingidas pelas enchentes, que tem na condução o diretor de Desenvolvimento e Competitividade Gilnei Lafuente, também foram detalhadas na reunião. Os prejuízos enfrentados pelo setor de agronegócios foram destacados. Caxias do Sul, maior produtor de hortifrutigranjeiros do estado, lista 600 produtores afetados, que contabilizam perdas de lavouras pelo solo encharcado.

Ao final, o empresário Guilherme Sartor, do Sinduscon Caxias, que está na coordenação da força-tarefa de desobstrução de estradas e acessos no interior de Caxias do Sul e Região, entregou um relatório de prestação de contas ao presidente Celestino Loro com todas as ações realizadas até o momento. Até agora 60 mil litros de diesel foram subsidiados pelos empresários da iniciativa privada. 

As doações para o movimento SuperAção Serra Gaúcha que atua pela restauração da infraestrutura e apoiar a economia local, incluindo medidas para rodovias, aeroporto e suprimentos essenciais podem ser feitas por meio da chave PIX doe@superacaoserra.com.br ou utilizando o QR Code que está nas plataformas oficiais da CIC Caxias.

Participaram da reunião o Secretário da Agricultura, Valmir Antonio Susin, o coordenador da Coordenadoria Extraordinária de Reconstrução da Prefeitura de Caxias do Sul, João Uez e o Superintendente Regional do Sebrae, Gustavo Rech.

Fonte: Assessoria de Imprensa CIC Caxias - Raquel Quevedo (MTE 18275)

Galeria de imagens