Notícias

CIC Caxias e Prefeitura Municipal solicitam a Eduardo Leite investimentos para o Aeroporto Hugo Cantergiani

SuperAção Serra Gaúcha

Publicado em 28/05/2024

Fábio Vanin, Carlos Búrigo e Celestino Loro - Foto: Luiz Chaves
Fábio Vanin, Carlos Búrigo e Celestino Loro - Foto: Luiz Chaves

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e a Prefeitura de Caxias do Sul estão mobilizando esforços para garantir os investimentos necessários no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. Ainda como resultado do encontro realizado nesta segunda-feira (27), com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o governador do estado, Eduardo Leite, a entidade e o Poder Público Municipal delinearam em um documento as principais demandas de infraestrutura do aeroporto.

No fim da tarde, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, e o coordenador da Diretoria de Infraestrutura, Fábio Vanin, entregaram uma lista detalhada de obras e melhorias ao deputado estadual Carlos Búrigo, que será o interlocutor das demandas junto ao governo do estado.

O documento destaca a necessidade de um investimento total de R$ 13,9 milhões. As principais obras elencadas são o asfaltamento da pista de pouso e decolagem, a implementação do Sistema PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e a ampliação e reforma do Terminal de Passageiros. Esses investimentos são considerados fundamentais para que o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani ofereça segurança nas operações aéreas e serviços adequados, atendendo às necessidades do mercado de aviação, proporcionando comodidade aos passageiros e cumprindo a legislação vigente.

O governador Eduardo Leite, ao ser informado das demandas, comprometeu-se a apoiar os esforços necessários. A CIC Caxias, que havia solicitado à Prefeitura esta lista detalhada das necessidades do aeroporto com justificativas e custos associados dentro das ações da Campanha SuperAção, vê na parceria com o governo estadual uma oportunidade para a realização dos investimentos.

Para Loro, a articulação entre os entes públicos e privados visa garantir que o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani continue a desempenhar um importante papel, especialmente em um momento crítico para a infraestrutura aeroportuária do estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens