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“Quando a marca não é relevante ou autêntica, os consumidores se afastam”

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Publicado em 20/11/2023

Diretor da Gerdau, Pedro Torres palestrou na RA CIC Caxias desta segunda-feira (20) - Foto: Júlio Soares/Objetiva
Diretor da Gerdau, Pedro Torres palestrou na RA CIC Caxias desta segunda-feira (20) - Foto: Júlio Soares/Objetiva

“Quando a marca não é relevante ou autêntica, os consumidores se afastam.” A afirmação é do diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau, Pedro Torres, que ocupou o palco da RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (20). Renovar e manter a relevância de uma marca de 122 anos, que atua em cenário reputacional complexo, como é o caso do setor de mineração, tem sido o principal desafio do executivo.

Durante a palestra, Pedro Torres destacou as estratégias adotadas pela maior empresa brasileira produtora de aço para fortalecer sua marca e promover uma transformação cultural abrangente para seus 36 mil funcionários. Para isso, a Gerdau focou em uma nova era no posicionamento de comunicação, nas oportunidades de gerar experiências de impacto e liderar e transformar a comunicação do setor. 

Uma das abordagens enfatizadas por Torres foi a expansão do alcance da marca Gerdau por meio de parcerias com influenciadores, patrocínios esportivos, incluindo o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, e participação em grandes plataformas de entretenimento (a Gerdau foi responsável pela montagem dos palcos principais do Rock in Rio e do The Town) como parte de sua estratégia de ampliação da visibilidade da sucata. A empresa é a maior recicladora de sucata metálica da América Latina, com 11 milhões de toneladas transformadas em aço por ano. 

As estratégias foram tão acertadas que a empresa figurou nos principais rankings internacionais de brand finance, atingiu reconhecimento nas principais premiações do País, programa de trainee com recorde de candidaturas e alcançou a maior base global de seguidores nas redes sociais do setor.

Pedro Torres destacou ainda que os pilares de uma gestão de marca eficaz passam pela consciência (o público-alvo sabe de você e do seu orçamento), pela reputação (eles devem gostar de você), pelo valor da marca (eles devem conseguir ver benefícios em comprar de você) e pela lealdade (eles devem preferir a sua marca). Nesse aspecto, a comunicação com a Geração Z mereceu boa parte da palestra do executivo. “A Geração Z impacta e transforma o ecossistema de compras. Adolescentes e jovens adultos influenciam onde e como eu compro”, ressaltou Torres. 

Ele trouxe dados de uma pesquisa que aponta que 79% da Geração Z acreditam que hoje é mais importante confiar nas marcas que compram e usam do que era no passado. Por isso, segundo ele, a Geração Z transforma as expectativas dos consumidores em relação a como as marcas conduzem os seus negócios. “Trabalhe com a Geração Z. Ela está mudando a cara do comércio global. É pragmática e muito influente. Mesmo se não for seu alvo, trabalhe com ela para gerar ações dos consumidores em larga escala”, sugeriu. 

A RA teve também a participação do presidente da Randoncorp, Daniel Randon, empresa com 74 anos no mercado que recentemente promoveu uma reengenharia de marca. Daniel Randon explicou que toda a jornada procurou fortalecer um novo posicionamento global de crescimento sustentado, porém sem perder de vista os seus valores e princípios originais, reforçando o legado de seus fundadores. 

Proposta de aumento do ICMS e eleições na Argentina

O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, em seu pronunciamento de abertura, criticou a proposta do governo gaúcho de aumentar de 17% para 19,5% a alíquota do ICMS. “O aumento de impostos implica em uma redução da renda disponível para os cidadãos, pois afeta diretamente o consumo de produtos e serviços. Isso não é apenas uma questão de números; estamos falando de pessoas, de famílias que sentirão esse impacto no seu dia a dia. Quem, de fato, paga a conta desse aumento são os cidadãos comuns, aqueles que, ao consumirem produtos e serviços, arcam com os custos adicionais decorrentes do aumento do ICMS. Nesse sentido, a CIC Caxias apela para o bom senso dos deputados estaduais, para que sejam sensíveis às necessidades da sociedade gaúcha. Não podemos admitir que as decisões sejam tomadas apenas com base na busca por mais recursos para o Poder Público, ignorando os impactos reais sobre a vida dos cidadãos”, afirmou o presidente da entidade.

Loro também comentou o resultado das eleições argentinas. “É imperativo considerar a relevância das recentes eleições na Argentina, uma vez que o país vizinho é um dos maiores mercados da nossa Região, cujas relações impactam diretamente na dinâmica da economia local. Acompanhamos atentamente o cenário político argentino e, definido o novo governo, expressamos nossa esperança de que as relações econômicas bilaterais possam ser fortalecidas, promovendo um ambiente propício para a cooperação mútua e o crescimento econômico de ambas as regiões”, discursou. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

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