Notícias
Economia de Caxias do Sul cresce 5,2% em agosto
Economia, Finanças e Estatística
Publicado em 05/10/2023
O mês de agosto registrou alta de 5,2% na atividade econômica de Caxias do Sul em comparação com julho, graças ao desempenho positivo tanto da indústria, como dos serviços. Conduzida pelo diretor-executivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Gelson Dalberto, a coletiva de imprensa para divulgação dos números do desempenho da economia caxiense foi realizada nesta quinta-feira (5), em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
A economia local chegou a agosto acumulando um crescimento de 5,7% em 2023. Na comparação com o mesmo mês de 2022, a alta é de 8,2%, enquanto nos últimos 12 meses, o índice de crescimento chegou a 5,6%.
Na análise por setor, a indústria registrou alta de 6,5% na comparação entre agosto e julho. O comércio caiu 1,9% se comparado com o seu desempenho no mês anterior, enquanto o setor de serviços apresentou crescimento de 6,7% em agosto em relação a julho.
Em relação a agosto do ano passado, a indústria teve crescimento de 2,4%, enquanto comércio registrou queda de 10%. Os serviços registraram 29,1% de alta. O diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarsiano Mello Cardoso explicou que os serviços demoraram mais a sair da pandemia, período em que os números do setor ficaram bem defasados. “Estes 29,1% são um incremento bastante significativo”, afirmou.
Em relação aos postos de trabalho, em agosto houve 7.936 admissões e 7.149 demissões em Caxias do Sul, resultando na geração de 787 empregos formais. O setor de serviços foi o que mais contratou, com 523 admissões, seguido pela indústria, com 232 contratações. Desta forma, Caxias do Sul conta com um estoque de 161.872 empregos, o melhor resultado desde 2015, quando se atingiu a marca de mais de 164 mil trabalhadores formais. No acumulado do ano de 2023, Caxias registra a criação de 3.644 empregos.
Já os indicadores de mercado externo mostram que as exportações cresceram 16,2% no acumulado de 12 meses, enquanto as importações cresceram 2,2%. Com isso, o saldo da balança comercial teve desempenho positivo de 20,4% no acumulado de 12 meses, acumulando U$ 293 milhões.
Os principais destinos das exportações caxienses em agosto foram Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e México. Já as importações tiveram origem da China, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão.
Também participaram da apresentação o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Alexander Messias e os diretores da CDL Caxias Carlos Cervieri e Mosar Ness.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)