Notícias
Desafios e tendências da educação no centro das discussões durante RA na CIC Caxias
Publicado em 18/09/2023
Em comemoração aos 35 anos da Caminho Rede de Ensino, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) recebeu, nesta segunda-feira (18), o diretor-geral do SAS Plataforma de Educação, Rafael Martines, como palestrante de sua tradicional reunião-almoço (RA). Martines, especialista na área de Educação, trouxe à plateia formada por empresários, educadores e lideranças empresariais e comunitárias uma visão sobre os desafios atuais e tendências da educação.
O educador enfatizou a crescente aceleração do mundo moderno, com a constante emergência de novas tecnologias, e como isso começou a representar um desafio significativo para a educação contemporânea. Martines apresentou dados comparativos que relacionam o nível de aprendizagem com o PIB per capita entre diferentes países, destacando que o Brasil enfrenta dificuldades em traduzir o aumento nos anos de estudo em ganhos de produtividade.
Uma das questões-chave abordadas por Martines foi a evolução do mercado de trabalho. Ele citou prováveis empregos que devem crescer rapidamente, destacando áreas como Inteligência Artificial e aprendizado de máquina, e aquelas profissões que estão em declínio, ressaltando a necessidade de preparar os jovens para um cenário em constante mudança.
Em relação às tendências na educação do Século XXI, Martines delineou a importância de desenvolver competências cognitivas e socioemocionais nos alunos, enfatizando o seu protagonismo no processo de aprendizagem e a personalização do ensino. Também destacou a cultura digital como um componente fundamental da educação moderna.
Além disso, ressaltou que é crucial estimular o pensamento criativo nas crianças como uma ferramenta para resolver problemas complexos. Martines disse que uma forma de exercitar e potencializar a criatividade é propor problemas abertos aos alunos, que possuem múltiplas soluções possíveis. “A criatividade e a tecnologia levam a resultados positivos para os alunos”, pontuou o palestrante.
Martines deixou claro que a tecnologia não deve ser vista como uma substituição para os professores, mas como uma ferramenta que permite aos alunos explorar conceitos impensáveis e radicalmente novos. Ele alertou, no entanto, que a tecnologia, por si só, não é uma solução para todos os desafios educacionais.
Além disso, frisou a importância dos professores na formação dos indivíduos. Ele argumentou que os educadores deveriam desempenhar o papel de mentores, e citou exemplos de países que se desenvolveram por meio da educação em que os professores foram essenciais nesse processo.
A RA também foi marcada pela homenagem prestada pela CIC Caxias à Caminho Rede de Ensino. Para marcar o reconhecimento aos 35 anos de contribuição da instituição para a educação na Região, o presidente da entidade, Celestino Oscar Loro, fez a entrega de uma placa à diretora-presidente da instituição de ensino, Maristela Tomasi Chiappin.
Em sua saudação, Loro compartilhou preocupações e reflexões sobre o estado atual do sistema educacional brasileiro, bem como algumas soluções possíveis para os desafios enfrentados. “Precisamos entender que uma solução para os problemas de educação vai além da mera alocação de recursos financeiros. Embora o Brasil gaste mais em educação do que a Coreia do Sul, por exemplo, é inegável que não estamos alcançando os mesmos níveis dessa nação que é referência para o mundo todo quando se fala em educação. Essa discrepância nos faz refletir sobre a necessidade urgente de revisitar nossas políticas e estratégias educacionais, visando à melhoria substancial do sistema”, afirmou o dirigente.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)