Notícias
IFRS Caxias evidencia formação profissional em parceria com a indústria
Publicado em 14/08/2023
Instituição federal de ensino público e gratuito e que atua com uma estrutura multicampi para promover a educação profissional e tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está em Caxias do Sul desde 2010. A história, o modelo pedagógico e a proximidade com a indústria metalmecânica, automotiva e de material plástico na formação de mão de obra foram apresentadas na reunião-almoço (RA) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (14), pelo diretor-geral do IRFS Campus Caxias do Sul, Jeferson Luiz Fachnietto. O evento celebrou os 34 anos do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás).
Atualmente, o IFRS Campus Caxias do Sul conta com 1.900 estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, cursos técnicos subsequentes, cursos superiores de Tecnologia, além dos cursos de licenciaturas, indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio. “Cada campus atende a um determinado arranjo produtivo local. Caxias do Sul tem hoje um Instituto Federal porque houve uma mobilização da comunidade”, frisou Fachinetto ao relembrar que a articulação de entidades empresariais como Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) e Simplás e a doação, pela Administração Municipal, do terreno de 30 mil m² localizado no Bairro Fátima foram determinantes para viabilizar a instalação do campus no município.
Fachinetto destacou que o modelo de educação - que integra o Ensino Médio com o ensino profissionalizante - e a qualidade do corpo docente são o segredo do sucesso do IFRS Caxias do Sul, que recentemente foi avaliado pelo Ministério da Educação e teve o curso de Engenharia de Produção reconhecido com o conceito máximo (5). O diretor-geral revelou ainda que pleiteia a expansão do campus local para melhor atender às demandas da indústria por mão de obra especializada. Dos atuais 70 docentes e 45 técnicos administrativos, Fachinetto fala na necessidade de ampliação para 90 professores e 60 servidores. De olho no futuro, o professor enfatizou a importância do ensino profissional de qualidade para o Brasil fazer frente aos avanços tecnológicos e exaltou o valor da educação na indústria.
Em seu discurso de abertura da RA, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, saudou o aniversário do Simplás e ressaltou que estas mais de três décadas simbolizam não só a dedicação, a cooperação e as conquistas, mas também a importância vital do Sindicato no cenário econômico e produtivo da Serra Gaúcha.
Loro lembrou que a entidade tem promovido as boas práticas e atuado na defesa dos interesses do segmento e no incentivo à formação de profissionais capacitados. “Impossível falar do Simplás sem reconhecer o pioneirismo de suas empresas associadas na implementação de práticas de logística reversa e reciclagem de material plástico. Ao longo dos anos, o Simplás tem exercido essa liderança na busca pela sustentabilidade ambiental. As iniciativas inovadoras e o compromisso das empresas têm redefinido os padrões de responsabilidade social empresarial, demonstrando que é possível equilibrar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente da CIC Caxias.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)