Notícias

CIC na Estrada promove experiência no aterro sanitário Rincão das Flores

Gerais

Publicado em 03/08/2023

Grupo de empresários conheceu as operações da Central de Tratamento de Resíduos de Caxias do Sul – Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias
Grupo de empresários conheceu as operações da Central de Tratamento de Resíduos de Caxias do Sul – Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) oportunizou uma imersão de conhecimento e conscientização ambiental para um grupo de associadas na manhã desta quinta-feira (03), com visita técnica à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Rincão das Flores, de Caxias do Sul.

O roteiro pelos bastidores do tratamento de resíduos sólidos urbanos da cidade, que compreende uma área de 274 hectares, incluiu explanações sobre o projeto de construção de um aterro sanitário e funcionamento, capacidade do recebimento de resíduos domésticos, capacidade de ampliação e seu processo de tratamento de efluentes. Ainda, como ocorrem os processos de tratamentos biológico nas lagoas e o físico químico, além da área de aspersão de efluente tratado (fertirrigação). O grupo ainda ganhou uma breve atualização sobre o projeto piloto de pirólise para a geração de energia a partir de resíduos sólidos, envolvendo 32 municípios da região, a ser sediado no Rincão das Flores.

A iniciativa, uma ação do projeto CIC na Estrada, teve por objetivo ampliar a conscientização sobre a separação e descarte correto dos resíduos in loco e por meio de interação com a equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e da Secretaria do Meio Ambiente (Semma). 

A comitiva formada por empresários, representantes de diretorias departamentais da CIC Caxias, do Comitê do Meio Ambiente, e parte do time de funcionários da entidade, na ocasião acompanhados pelo presidente do Conselho Deliberativo, José Valtuir de Almeida, foi recepcionada pelo secretário do Meio Ambiente, João Uez. O ex-secretário do Meio Ambiente, Nerio Jorge Susin, se fez presente na imersão.

Da mensagem transmitida, junto com as informações técnicas, se ressaltou a importância da educação ambiental a partir das crianças e a conscientização da população para o descarte correto do lixo seletivo e orgânico visando cada vez menos impacto ambiental.

Todos receberam informações da Cartilha Educação Ambiental em Ação, lançada na semana passada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), que inclui entre as ações que se propõe, a visitação ao CTR.

Fonte: Assessoria de Imprensa CIC Caxias - Raquel Quevedo (MTE 18275)

Galeria de imagens