Notícias

Volare 25 anos: pioneirismo e liderança na fabricação de micro-ônibus comemorados em RA

Gerais

Publicado em 31/07/2023

Ricardo Portolan detalhou cronologia de sucesso da Volare - Foto: JÚlio Soares/Objetiva
Ricardo Portolan detalhou cronologia de sucesso da Volare - Foto: JÚlio Soares/Objetiva

Pioneira e líder nacional na fabricação de micro-ônibus, a Volare, uma das unidades de negócios da Marcopolo, comemorou seus 25 anos de atuação durante a RA da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (31). Com casa cheia e prestigiado por autoridades, fornecedores, clientes, diretores, colaboradores e parceiros da marca, o evento foi palco para uma viagem no tempo, que relembrou a trajetória de evolução e inovações da Volare desde o seu surgimento, em 1998, com o lançamento do modelo V6.

O diretor de Operações Comerciais MI & Marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan, palestrante da RA CIC, relatou que a Volare fabrica uma linha completa de micro-ônibus, atendendo aos segmentos de fretamento, turismo, escolar, urbano, veículos fora de estrada e unidades especiais. Em 2007, tornou-se pioneira e uma das maiores fornecedoras do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação, tendo já fornecido 1.900 veículos.

Outros marcos significativos na cronologia da Volare foram o início da atuação na África do Sul, entre os anos de 2004 e 2006, e a inauguração da fábrica em São Mateus, no Espírito Santo, em 2015. Nos anos seguintes, vieram a ampliação da atuação em países como México, Costa Rica, Catar e países da África e o lançamento do Volare-E, o primeiro micro-ônibus 100% elétrico do Brasil. Ricardo Portolan comentou que a Volare, hoje, poderia ser considerada uma startup, justamente pela inovação e escalabilidade do seu modelo de negócio.

Nos anos da pandemia de Covid-19, apesar das restrições de mobilidade, a empresa seguiu crescendo. Além de lançar, em 2020, o Biosafe, para garantir a segurança no transporte coletivo, colocou no mercado, no ano seguinte, a nova linha Attack. “Foi a única marca de ônibus que cresceu. A receita cresceu mais de 50% em 2021”, revelou o diretor. 

Os números do ano passado também impressionam: 4.685 unidades vendidas, recorde de faturamento mensal em dezembro de 2022, com R$ 225 milhões, e recorde de faturamento anual em 2022, com R$ 1,5 bilhão, o que responde por 25,3% do faturamento da Marcopolo, segundo Ricardo Portolan. 

Com isso, a Volare já soma mais de 77 mil veículos produzidos, 65% do mercado privado brasileiro e três mil funcionários nas duas unidades fabris. Além disso, está presente em todo o País com quase 50 concessionárias e mantém forte presença mundial com mais de 20 pontos de atendimento no exterior.

“Já fomos muito longe, mas não é por isso que deixamos de pensar no futuro. Nos últimos meses, realizamos mais um marco: nos tornamos pioneiros no transporte de passageiros autônomo”, acrescentou o diretor da empresa, referindo-se à parceria entre Marcopolo Next, Lume Robotics e Volare para o desenvolvimento do Volare Autônomo, o primeiro micro-ônibus autônomo da América Latina. “É o veículo com maior nível de autonomia já atingido globalmente, um resultado de dois anos de pesquisa”, completou Ricardo Portolan, que ainda convidou o público para conhecer o protótipo exposto no estacionamento da CIC Caxias durante o evento. 

Todo este sucesso da trajetória da Volare foi compartilhado com vários personagens: clientes, fornecedores, engenheiros e diretores da empresa que marcaram estes 25 anos. Foram homenageados com a entrega de placas pelas mãos de Portolan e do presidente do Conselho de Administração do Banco Moneo e membro do Comitê de Estratégia e Inovação da Marcopolo, Mauro Bellini.

O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, por sua vez, exaltou a relevância da Volare no ecossistema industrial da Região. “Com sua atuação inovadora, a Volare tornou-se protagonista no fomento da economia regional, demonstrando o quanto o setor industrial pode ser um poderoso propulsor do crescimento”, discursou. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens