Notícias
Projeto Caravanas RS Criativo dá o seu start na CIC Caxias, em Caxias do Sul
Publicado em 19/07/2023
Nesta terça-feira (18), Caxias do Sul recebeu o Projeto Caravanas RS Criativo, da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac-RS), com a presença da secretária de Estado da Cultura.
A agenda começou pela Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na qual, Beatriz Araujo, acompanhada da coordenadora do Programa RS Criativo, Carol Biberg; e da diretora de Artes e Economia Criativa da Secretária de Cultura do RS, Ana Fagundes; se encontraram com a vice-prefeita Paula Ioris, e a secretária Municipal da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto para visitarem a exposição “Jardim de Roccas”, da artista Cristina Lisot, que conta com recursos do Pró-Cultura - Fundo de Apoio à Cultura e Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Municipal.
Após a visita à exposição, que está aberta ao público até (28), a comitiva seguiu para a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), para o lançamento do Caravanas RS Criativo na cidade. Na ocasião foram anfitriões o vice-presidente de Indústria da entidade,Ruben Antonio Bisi, a gestora do Instituto Ítalo Victor Bersani (IVB), Caliandra Troian, e o diretor-executivo Gelson Dalberto.
A coordenadora do RS Criativo, Carol Biberg, apresentou ao público presente o programa da Sedac-RS que busca promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia criativa do Rio Grande do Sul. Além disso falou sobre o projeto Caravanas. O evento contou com a apresentação dos cases: Vielas Espaço Cultural e Mosaico na Quebrada e Cristina Lisot Arte Têxtil.
O projeto Caravanas conta palestras virtuais inspiracionais, trilhas de capacitação on-line para cada região funcional do Estado, conteúdos offline disponíveis a qualquer tempo e ciclo de residência Empretec presencial em três regiões do Estado.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, agradeceu a vinda da Caravana Criativa RS ao município e aos parceiros locais do projeto, CIC e Sebrae. “Estamos muito satisfeitos com esse programa que vai resgatar a autoestima de todos que atuam no meio cultural e que muito sofreram nesses últimos anos em função da pandemia de covid-19. O RS Criativo é uma injeção na veia do mundo cultural. Vai dar visibilidade, prover e qualificar e destacar as habilidades que o meio criativo possui. Aqui na nossa região temos muito da cultura do artesanato, da tradição, do que os antepassados ensinaram e que é muito admirado. A Caravana vai fazer muita diferença na nossa região”, disse o prefeito que parabenizou a secretária Estadual da Cultura pelo ineditismo do programa.
A titular da Sedac-RS falou do orgulho de estar em um governo que olha para todos e de estar renovando a parceria com o município que também tem o olhar atento para as pessoas que devem estar incluídas e que nem sempre encontraram suporte e apoio em suas iniciativas. “Vamos em frente com o RS Criativo, com o Pró-Cultura e todas as outras iniciativas que existem na Sedac, pois vamos com isso aumentar os nossos investimentos na economia criativa e na cultura do Rio Grande do Sul. Quero aqui agradecer Caxias do Sul pelo compromisso com a arte, com a cultura e com as pessoas. Estamos aqui para trabalhar pelas pessoas”, salientou Beatriz Araújo.
Lançamento do Selo Caxias Criativa
A secretária Municipal da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, apresentou o selo do programa Caxias Criativa. O programa Caxias Criativa surgiu de uma demanda trazida do Plano Municipal de Cultura e também como um desdobramento do RS Criativo, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O intuito é promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia criativa no município. “O Caxias Criativa vem para somar-se às iniciativas da Secretaria Municipal da Cultura e ampliar o seu campo de atuação para fortalecer o setor e a sua cadeia produtiva. O selo foi desenvolvido para firmar a presença deste novo propósito e identificar Caxias do Sul, como uma cidade potente na economia criativa”, disse a secretária.
O Caxias Criativa abrange princípios de criatividade, diversidade cultural, sustentabilidade e inclusão social para a promoção e o fomento dos setores e territórios criativos, gerando, assim, emprego e renda. Além disso, é uma iniciativa intersetorial, que articula ações com outras Secretarias e esferas governamentais. As atividades que integrarão o programa serão divulgadas oportunamente, tendo atuação nas áreas de pesquisa, emprego e renda, estímulo a territórios criativos e capacitações.
Após o lançamento do programa, o grupo que esteve na Galeria Gerd Bronheim seguiu o roteiro de visitas no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, para conhecer o projeto Mosaico na Quebrada, viabilizado com recursos do Pró-Cultura - Fundo de Apoio à Cultura e Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Municipal. Também o Vielas Espaço Cultural. Um momento muito especial, pois este projeto colore muros e casas transformando a vida dos moradores. Na oportunidade a secretária de Estado, Beatriz Araújo, grafitou no muro da comunidade.
Sobre os programas:
Caravanas
Parte integrante do programa RS Criativo, as Caravanas percorrem as Regiões Funcionais Coredes do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Serra, Litoral Norte, Sul, Campanha e Fronteira Oeste, Fronteira Noroeste, Missões, Noroeste Colonial e Celeiro, Alto Jacuí, Central, Jacuí-Centro e Vale do Jaguari, Alto da Serra do Botucarai, Média Alto Uruguai, Nordeste, Norte, Produção e Rio da Várzea. As atividades ministradas são voltadas a empreendedores e aspirantes a empreendedores dos setores criativos.
Propostas do RS Criativo para 2023
São nove as regiões da Sedac para ações voltadas ao fomento da cultura empreendedora criativa. Com uma grande variedade de atividades, as Caravanas RS Criativo de 2023 chegam com um formato inovador. A todos os potenciais interessados dos setores das artes, música, moda, games entre outros, serão oferecidas palestras, oficinas, conteúdos gravados, bem como uma jornada exclusiva e inédita de residência criativa e empreendedora, que aumentará os atendimentos de 20 para 90 negócios criativos.
O RS Criativo dedica-se a promover qualificação para artistas, empreendedores e agentes culturais do RS, por meio de uma ampla oferta de encontros formativos, tanto virtuais como presenciais. Como descentralizar é uma das palavras de ordem, as ações serão voltadas, principalmente, para quem atua e reside nas nove regiões funcionais (9 RFs) do Estado. Entre julho e dezembro de 2023, diversos cursos, mentorias, oficinas e lives serão oferecidos gratuitamente a quem se interessar por adquirir conhecimentos específicos de diversas áreas da economia criativa.
Em 2023, as Caravanas estão estruturadas sobre quatro eixos: conteúdos offline, palestras, imersão, e trilhas formativas. O objetivo é capacitar o público-alvo para lidar com o novo momento com um olhar voltado para o futuro: investigar novos caminhos, adaptar, fazer diferente e criar uma nova perspectiva. A ideia é aprimorar as condições de sustentabilidade, considerando o atual cenário de avanço das tecnologias digitais, que estão introduzindo novas formas de criação, distribuição e consumo de cultura, exigindo profissionais habilidosos para lidar com novos desafios. As formações serão ministradas por uma equipe multidisciplinar de diferentes áreas de atuação no Brasil, com o objetivo de ampliar a compreensão estratégica dos participantes sobre a dinâmica da economia criativa. Esta é uma experiência imersiva em sua realidade, por meio da difusão de informações, compreensão do mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo inovador no RS.
As Caravanas fazem parte do eixo Territórios Criativos - Nova Temporada, que são realizadas pela Sedac, por meio do RS Criativo, com recursos do Ministério da Cultura e Governo Federal, e apoio do Sebrae.
RS Criativo
O RS Criativo é um programa estratégico de governo, operado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Criado e atualizado pelos Decretos nº 50.975/2013 e 54894/2019, busca promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia criativa do Rio Grande do Sul. Contempla os princípios de criatividade, diversidade cultural, sustentabilidade e inclusão social para a promoção e o fomento dos setores e territórios criativos, gerando, assim, emprego e renda. Além disso, é uma iniciativa intersetorial, que articula ações com as demais secretarias estaduais.
O programa atua por meio de cinco eixos: Observatório - Pesquisa e Informação (sistematização de informações, indicadores e pesquisas); Mercado e Circulação (ações de promoção e inserção do RS nos circuitos internacionais para aumentar a competitividade e abrir novos mercados para a economia criativa, organização de projetos de cooperação e atração de investimentos internacionais); Territórios Criativos (disseminação das cadeias produtivas da economia criativa em todo o RS, diálogo e apoio a ações e iniciativas já existentes no território); Promoção e Investimento (identificação de distintas fontes de financiamento para os setores da economia criativa, formulação de políticas de captação de recursos junto ao setor privado e instituições multilaterais); e Capacitação e Residência (capacitação permanente de novos empreendedores da economia criativa com a oferta de cursos, consultorias, residências e encontros setoriais).
Por meio de seus eixos de ação, o programa desenvolve recursos e processos formativos voltados para a criação de competências técnicas e gerenciais, o fortalecimento de arranjos produtivos e de mecanismos de apoio financeiro, a difusão de dados, informações e tecnologias, e a promoção de um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento estruturado do mercado criativo local.
Seu objetivo geral é diversificar e qualificar a oferta de recursos e processos formativos voltados ao desenvolvimento de competências gerenciais que contribuam para a sustentabilidade e para a produtividade de empreendimentos criativos no RS.
Territórios Criativos
O território é compreendido como o espaço geográfico que apresenta potencial cultural criativo capaz de promover o desenvolvimento integral e sustentável, aliando a preservação e promoção de seus valores culturais e ambientais. São espaços urbanos transformados em sua aparência, estética e uso por meio da presença de diferentes projetos culturais.
O programa tem atuado em duas frentes: o cuidado com a memória da cidade e a projeção de um futuro inovador. Em 2019, as caravanas regionais visitaram as cidades de Santa Maria, Bagé, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Frederico Westphalen. Já em 2022, foram visitadas mais regiões: Flores da Cunha, Encantado, Soledade, São Miguel das Missões, Rio Grande, Caçapava do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Santa Maria e Capão da Canoa.
Para os gestores municipais o programa representa incentivo e colaboração no desenvolvimento de planos, projetos e/ou programas municipais; promoção de capacitações e laboratórios para identificação das vocações criativas dos territórios, incentivando e apoiando iniciativas locais.
FONTE: Prefeitura de Caxias do Sul
Fonte: CIC Caxias com AI Prefeitura de Caxias do Sul