Notícias
Economia de Caxias do Sul acumula 4,7% de crescimento até maio
Economia, Finanças e Estatística
Publicado em 06/07/2023
Os indicadores do mês de maio revelam que houve crescimento de 3,7% na economia de Caxias do Sul em comparação com o mês de abril. Indústria, com 5,6%, e os serviços, com 3,5%, foram os dois setores que registraram desempenho positivo no comparativo, enquanto o comércio teve queda de 2,2%. Em relação a maio de 2022, a economia demonstra crescimento de 5,7%, puxada pela recuperação dos serviços. Com isso, no acumulado do ano, a economia caxiense apresentou indicador positivo de 4,7%. É o que mostra o levantamento realizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e divulgado em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (6).
O indicador que mede o acumulado de 12 meses mostra queda da indústria, de -2,2%, e alta de 10,5% do comércio e de 9% dos serviços. Com isso, a economia tem índice positivo de 3,3% no comparativo, que compreende o período entre junho de 2022 e maio de 2023.
O vice-presidente de Indústria da CIC Caxias, Ruben Bisi, e os diretores de Planejamento, Economia e Estatística demonstraram preocupação com os números negativos da indústria no acumulado do ano (-4,4%) e de 12 meses (-2,2%). O desempenho do setor metalmecânico, especialmente nos segmentos automotivo e de máquinas e implementos agrícolas, é o que mais reflete essa preocupação da entidade.
“Estamos vivendo um momento de cautela, percebemos isso pelos números. Não é uma crise, mas não estamos conseguindo manter o crescimento que se teve nos últimos dois anos, que foi um crescimento muito forte”, observaram os diretores Tarciano Mello Cardoso e Maria Carolina Gullo.
No comércio exterior, houve uma alta de 76,8% no saldo da balança comercial, situando-se em US$ 288 milhões no acumulado dos últimos 12 meses. As exportações tiveram alta de 27,8% no mesmo período, enquanto as importações cresceram 10,3%. No destino das exportações caxienses em maio, os Estados Unidos se situam na primeira posição, seguidos por Chile, Argentina, Uruguai e México. Já entre os países de origem das importações caxienses, a China se mantém na liderança, seguida por Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão.
Empregos
No mês de maio, Caxias do Sul registrou 7.171 admissões e 6.648 demissões, resultando na geração de523 empregos formais. A indústria e o comércio foram os setores que mais abriram vagas no mês. Os serviços foram o segmento que mais abriu empregos, com a criação de 387 vagas. O estoque de postos de trabalho com carteira assinada hoje em Caxias do Sul é de 161.416.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)