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Executiva da Embratur destaca potencial  do turismo de negócios em Caxias do Sul

Gerais

Publicado em 26/06/2023

Vaniza Schuler palestrou na RA da CIC Caxias nesta segunda-feira (26) - Foto: Júlio Soares/Objetiva
Vaniza Schuler palestrou na RA da CIC Caxias nesta segunda-feira (26) - Foto: Júlio Soares/Objetiva

Gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Vaniza Schuler, com vasta experiência em turismo de eventos e negócios, foi a palestrante da reunião-almoço (RA CIC) realizada nesta segunda-feira (26) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). Durante o evento, Vaniza trouxe valiosos insights sobre as oportunidades muitas vezes negligenciadas que o turismo de negócios e eventos – o turismo B2B - proporciona.

Com uma trajetória de 35 anos no setor, Vaniza enfatizou que o foco não deve ser apenas atrair mais turistas para a cidade, mas saber aproveitar as oportunidades que os turistas de negócios - muitas vezes invisíveis - trazem consigo. Segundo ela, Caxias do Sul se destaca ao possuir este tipo de turista: com maior poder aquisitivo, disponibilidade de tempo e que visita a cidade por necessidade.

A gerente da Embratur enfatizou ainda que um calendário permanente de eventos é um dos maiores patrimônios de uma cidade. No turismo de negócios, os principais fatores para o sucesso são a existência de parque industrial e conhecimento científico. Nesse sentido, Caxias do Sul se estabelece como uma referência no Brasil, possuindo conectividade e amplas possibilidades de oferta para esses turistas.

"Realmente acredito que a oferta pode ser ampliada sob a ótica de produto que o turista possa consumir. Este turista que já vem para a cidade precisa ter acesso a essa oferta e ser mais bem cuidado. As oportunidades têm que ficar mais simples, mais claras, mais fáceis", destacou Vaniza.

A eficácia do calendário de eventos e a oferta de atividades corporativas, como visitas a plantas industriais e conexões com marcas, também são aspectos relevantes para atrair turistas de negócios. Segundo Vaniza, a cidade precisa se posicionar estrategicamente, investindo em marketing e na estruturação de produtos, demonstrando sua importância nesse segmento.

Vaniza destacou que tudo começa com pesquisa e mapeamento da demanda de visitantes, levando em consideração a frequência, o valor gasto e o tempo livre disponível. Com base nessas informações, é possível estruturar produtos que atendem às expectativas dos visitantes e alinhem a demanda à oferta local.

A palestrante afirmou ainda que as oportunidades não devem ser uma busca árdua para o turista, mas sim uma disponibilização frequente e pulverizada pela cidade. Quando as informações estão disponíveis, facilita-se um maior ganho turístico.

Vaniza acredita que cerca de 80% dos turistas de Caxias do Sul se enquadram no perfil de negócios. As oportunidades nesse segmento são amplas, uma vez que a região é considerada o berço do turismo industrial no Brasil, com um fluxo permanente de visitantes e a possibilidade de aproveitar o "bleisure" - momentos de lazer integrados às viagens corporativas.

A RA CIC desta segunda-feira também contou com a presença da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva 2024 e das 15 candidatas ao título de Rainha e Princesas desta 34ª edição do evento que vai ocorrer de 15 de fevereiro a 3 de março. A escolha do trio de soberanas está marcada para 26 de agosto. 

O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, em seu discurso de abertura, disse que, para além da Festa da Uva, é fundamental reconhecer a necessidade de ativar o turismo de negócios, com mais feiras, eventos e infraestrutura em Caxias do Sul. “Caxias do sul possui um aeroporto e rede hoteleira e gastronômica de alto nível, mas precisa olhar com muito carinho para a necessidade de abrigar um centro de eventos moderno, preparado para o futuro, capaz de atrair grandes eventos de negócios. O turismo de negócios não só impulsiona a economia local, como também promove a troca de conhecimento e experiências, fortalecendo a nossa imagem como polo de desenvolvimento”, observou o presidente da entidade. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

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