Notícias
CEO da Fruki aponta complexidade e desafios do processo de sucessão familiar
Publicado em 14/06/2023
Na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), realizada nesta segunda-feira (14), a diretora-presidente da Fruki Bebidas, Aline Eggers Bagatini, abordou o tema "O Impacto dos Processos de Sucessão na Sustentabilidade dos Negócios". A palestra, que ocorreu durante o 1º Fórum do Conhecimento da CIC Caxias, contou com a presença de empresários, líderes e profissionais da Região.
Durante sua palestra, Aline Eggers Bagatini revisitou a trajetória da Fruki Bebidas, com sede em Lajeado (RS), que vai completar 100 anos em abril de 2024. Ela também destacou sua própria jornada profissional até assumir a liderança da organização em 2019, sucedendo seu pai, Nelson Eggers. Aline mencionou os desafios enfrentados durante o processo de implantação da governança corporativa, da sucessão do CEO, da profissionalização da gestão e do fortalecimento da cultura organizacional.
A empresa está atualmente na quarta geração da família. Aline enfatizou a importância de um planejamento e de uma transição cuidadosa para garantir a sustentabilidade dos negócios ao longo do tempo. Essa abordagem tem permitido que a empresa preserve os valores essenciais que foram alcançados desde a sua fundação, combinando-os com a inovação e a adaptação necessária para enfrentar os desafios contemporâneos. “Entrar na empresa familiar não é fácil. Temos que investir em governança para proteger e fortalecer o negócio e para a entrada dos sucessores. E isso não se faz de um dia para o outro, é preciso muita discussão. Não é nada simples, é um processo complexo”, analisou Aline, que, seguindo o plano de governança e o protocolo da família, em 2029 passará o cargo ao seu irmão, Júlio Eggers, hoje um dos diretores da organização.
A CEO também falou sobre os recentes investimentos da Fruki Bebidas. A empresa está construindo uma nova planta industrial em Paverama, no Vale do Taquari, que tem previsão de entrar em operação em novembro deste ano. Estão sendo investidos R$ 174 milhões e o empreendimento, que totalizará 22 mil metros quadrados de área construída, representa um marco significativo para a empresa, pois aumentará em 50% a sua capacidade produtiva, ampliando sua posição no mercado de bebidas.
Aline Eggers Bagatini destacou ainda que o investimento na nova planta industrial está alinhado com a visão de longo prazo da empresa e com seu compromisso com a sustentabilidade. A nova instalação contará com tecnologias avançadas para melhorar a eficiência operacional.
Ao encerrar sua palestra, o CEO da Fruki Bebidas reafirmou o compromisso da empresa em manter uma governança corporativa sólida, uma gestão profissionalizada e uma cultura organizacional forte. Ela expressou sua gratidão pela oportunidade de compartilhar as suas experiências na Fruki e destacou a importância da participação em entidades e em eventos como o Fórum do Conhecimento para promover a troca de ideias, o desenvolvimento empresarial e o networking.
Em sua saudação, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, também ressaltou a importância de eventos como o fórum do conhecimento para construir conexões significativas e fortalecer as redes de contatos. “Acreditamos no poder do networking e na colaboração como força impulsionadora de mudanças positivas”, declarou Loro.
O 1º Fórum do Conhecimento é uma iniciativa de seis diretorias departamentais da CIC Caxias. O evento imersivo de um dia trouxe a Caxias do Sul um time de especialistas - incluindo o nadador brasileiro César Cielo - para compartilhar conhecimentos sobre cultura organizacional, desafios para o crescimento sustentável, impacto da governança na sustentabilidade, estratégias de mercado, inovação e as melhores práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) para sustentar os negócios.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)