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BR-116 e BR-448: projetos de melhorias são apresentados na CIC Caxias

Gerais

Publicado em 29/05/2023

Superintendente Regional do DNIT no RS foi o palestrante da RA desta segunda-feira (29) - Foto: Júlio Soares/Objetiva
Superintendente Regional do DNIT no RS foi o palestrante da RA desta segunda-feira (29) - Foto: Júlio Soares/Objetiva

Nesta segunda-feira (29), o superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, palestrou durante reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), onde apresentou o projeto de melhorias operacionais para a BR-116 na Região Metropolitana. Com uma extensão de 38,5 km, a obra promete resolver os constantes congestionamentos na chegada e saída da Capital, trazendo importantes benefícios para a sociedade.

Durante sua apresentação, o superintendente destacou as principais intervenções que serão realizadas no trecho. Entre elas, está a ampliação da capacidade da rodovia, com a construção de pistas adicionais, proporcionando um aumento significativo na fluidez do tráfego. “As obras de melhorias da BR-116 estão localizadas no trecho mais importante da rodovia de maior movimento do sistema rodoviário federal no estado”, destacou o representante do DNIT. 

Hiratan acrescentou ainda que a BR-116 possui volume médio de tráfego acima de 140 mil veículos por dia, atravessando os municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Nova Hamburgo e Estância Velha. Atende de forma direta uma população de mais de três milhões de habitantes, além de grande parte da Serra Gaúcha. 

O projeto prevê ainda a construção, reforço ou alargamento de 23 obras de artes especiais, implantação de ruas laterais para o tráfego local e melhorias de traçado para a eliminação de pontos críticos, incluindo a recuperação do viaduto da Scharlau. Em relação à segurança na travessia de pedestres, serão construídas 19 novas passarelas e reformadas outras três.

Investimento supera os R$ 800 milhões

O escopo da obra abrange também a recuperação do pavimento, visando melhorar a qualidade da pista e proporcionar uma condução mais confortável. O valor total estimado para a conclusão das obras, cujos estudos conceituais datam de 2009, é de R$ 899 milhões. Deste montante, já foram investidos R$ 223 milhões. 

De acordo com Hiratan, os benefícios dessas melhorias serão sentidos diretamente pela sociedade. Ele acredita que a expansão da capacidade da rodovia e a melhoria na fluidez do tráfego vai ocasionar a redução nos congestionamentos e no tempo de deslocamento, além de contribuir para a diminuição de acidentes, proporcionando mais segurança aos usuários. Há ainda um estudo de viabilidade para a duplicação dos 14 quilômetros que ligam Estância Velha a Dois Irmãos, totalizando mais 14,5 km e R$ 533,1 milhões de investimentos.

Hiratan falou também sobre o prolongamento da BR-448 até o entroncamento com a ERS-240, numa extensão de 18,70 km, trecho que tem volume de 40 mil veículos/dia. Com prazo de execução de 36 meses – com término em janeiro de 2024 -, o empreendimento tem estimativa de investimento de aproximadamente R$ 1.676,80 milhões. 

Já o segmento Caxias do Sul e ERS-240, num total de 82,60 km, está em fase de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Hiratan acrescentou que é uma obra de planejamento longo. “Quando falo de longo prazo, é um planejamento de mais de 10 anos, não é uma obra que vamos conseguir incluir no escopo dos próximos 10 anos em razão de sua magnitude e importância financeira”. 

Intervenções no trecho urbano em Caxias do Sul 

No trecho urbano em Caxias do Sul, Hiratan atualizou os projetos do viaduto na BR-116 com a Perimetral Norte e a conclusão da duplicação na região do Bairro Planalto. Sobre o viaduto, afirmou que o DNIT trabalha na atualização do projeto para dar início ao processo de licitação da obra. “Vamos trabalhar para licitar o viaduto o mais breve possível. Às vezes, breve é mais longo do que a população deseja”, admitiu. Quanto à duplicação dos 900 metros restantes no Bairro Planalto, revelou que a obra necessita de adequação da tubulação de gás natural. “A Sulgás já sabe dessa questão, oficiamos sobre o que era necessário fazer para passar com a outra faixa”, informou. 

Em seu pronunciamento de abertura, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, conclamou os representantes políticos e empresarias a trabalharem em prol das soluções para as demandas de infraestrutura da Serra Gaúcha. Para Loro, priorizar investimentos em infraestrutura é contribuir para sustentar a economia e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

Participaram da RA CIC Caxias os prefeitos de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, de Flores da Cunha, Cesar Ulian, de São Marcos, Evandro Carlos Kuwer, o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Douglas Favero Pasuch, o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, José Dambros, a deputada federal Denise Pessôa, o presidente da Câmara de Vereadores de São Marcos,  Ronaldo Giotti, o presidente da Associação das Entidades Representativas de Classe Empresaria Gaúcha (CICS Serra), Daniel Bampi, o presidente da CIC São Marcos, Dorival Perozzo, e a presidente do CIC de Bento Gonçalves, Marijane Paese.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

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