Notícias

Presidente da CIC Caxias participa do Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana

Política Urbana e Infraestrutura

Publicado em 26/03/2023

Celestino Oscar Loro representou os interesses da Serra Gaúcha em encontro que mobilizou lideranças gaúchas - Foto: Paulo Pires/Grupo Sinos
Celestino Oscar Loro representou os interesses da Serra Gaúcha em encontro que mobilizou lideranças gaúchas - Foto: Paulo Pires/Grupo Sinos

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Celestino Oscar Loro, participou do Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana do RS, realizado na manhã de sexta-feira (24), na Unisinos, em São Leopoldo. O evento debateu os projetos e obras em andamento, com foco especial na ligação entre Porto Alegre e o Norte do estado.  

Na presença de autoridades federais, estaduais e municipais, incluindo o governador Eduardo Leite, os participantes pediram celeridade nas providências necessárias para resolver os graves problemas de mobilidade, que vem se constituindo em entrave para o desenvolvimento da economia do estado, especialmente o enfrentado na área de logística e transportes. 

Na pauta do Seminário, organizado pelo Grupo Sinos, a ERS 010 - Rodovia do Progresso - BR 290 a RS 239 em Sapiranga; BR 116 - Trecho Porto Alegre a Estância Velha e extensão a Dois Irmãos; e BR 448 - Trecho Sapucaia-Portão e extensão a Caxias do Sul. O governador destacou algumas obras importantes para a Região Metropolitana que estão no radar do governo estadual.  

Eduardo Leite lembrou ainda que, em encontro com o governo federal, no mês de fevereiro, entregou uma lista de obras prioritárias para o Rio Grande do Sul. Nela constava, no topo, a extensão da BR-116, entre Scharlau e Sinos. Outra obra considerada como prioridade é a ampliação do trajeto da BR-448, entre Sapucaia do Sul e Portão, projeto há muito tempo reivindicado pela CIC Caxias. 

Durante o evento, o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, apresentou o projeto da obra da ERS-010, entre Sapiranga e Porto Alegre. A rota, que deve ser uma alternativa à BR-116, vai ser uma nova ligação entre os municípios da região dos Sinos e da Serra com a Capital. O projeto está em fase de estudos. 

Para Celestino Oscar Loro, trata-se de obras importantes não apenas para a Região Metropolitana, mas também para toda a Serra Gaúcha. “Trabalhar para ver a infraestrutura gaúcha atender às necessidades do setor produtivo da Região, além de melhorar a mobilidade das pessoas, sempre fez parte das prioridades da CIC Caxias”, destacou o presidente da entidade.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens