Notícias

CIC Caxias lidera movimento para criação de um Centro de Design Italiano

Gerais

Publicado em 22/03/2023

Carta de Intenções foi entregue ao cônsul-geral da Itália no RS durante RA de abertura do Italian Design Day 2023 - Foto: Júlio Soares
Carta de Intenções foi entregue ao cônsul-geral da Itália no RS durante RA de abertura do Italian Design Day 2023 - Foto: Júlio Soares

Uma Carta de Intenções para a criação de um Centro de Design Italiano – com o objetivo de formar e capacitar profissionais da área - na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) foi assinada nesta quarta-feira (22), durante a RA de abertura da programação do Italian Design Day (IDD) 2023. Liderada pela CIC Caxias, Consulado Geral da Itália no Rio Grande do Sul, Consulado Honorário da Itália em Caxias do Sul e Câmara de Comércio Brasil-Itália, a iniciativa conta com a chancela das empresas Intral, Agrale, Florense, Tramontina, Randon e Marcopolo. 

“Acredito que estamos vivendo hoje um dia histórico. O design caminha por dentro dos nossos ambientes, mas hoje ele toma o seu tamanho devido. Nossa perspectiva é colocar o tema em evidência, aproximando consumidores, produtores e indutores do design. Quem sabe no futuro Caxias e a Serra Gaúcha possam ser exportadores e não mais apenas consumidores de design? Vamos ter condições de produzir conhecimento e agregar valor nas nossas cadeias produtivas”, argumenta o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro. 

Na Carta de Intenções, endereçada ao Consulado Geral da Itália no Rio Grande do Sul, a entidade assumiu o compromisso de sediar, apoiar e integrar instituições e empresas que tenham objetivos que venham ao encontro dessa pretensão. “Temos certeza que nessa caminhada que se inicia hoje muitas outras empresas e profissionais vão se envolver”, acredita Loro, ao citar a participação das seis marcas que assinam conjuntamente o documento. 

Celestino Loro explicou ainda que o próximo passo será selecionar os parceiros italianos que compartilharão a metodologia e diretrizes a serem adotadas pelo projeto local e receber as primeiras turmas. O desafio proposto ao grupo, de acordo com o presidente da CIC Caxias, é colocar o Centro de Design em operação já no ano que vem. “É um importante movimento para tornar nossa Região referência em design”, reforça Loro.

RA CIC com Giorgio Bonaguro


A RA CIC que abriu a programação do IDD 2023 teve a presença do designer e diretor de arte italiano Giorgio Bonaguro, atraindo um público de aproximadamente 200 pessoas. Com formação em Design Industrial e Design de Interiores na Scuola Politecnica di Design SPD de Milão, Bonaguro trabalhou em vários estúdios de design e arquitetura e, depois de abrir o próprio estúdio de design, começou a colaborar com várias empresas italianas e estrangeiras, desenvolvendo peças em edições limitadas apresentadas em feiras internacionais. Atua entre a Europa e o Brasil no campo do design de produto, design de interiores e direção de arte, combinando a pesquisa de novos materiais. 

Bonaguro falou sobre o tema “Criatividade como instrumento: o que tem por trás da palavra design", em que defendeu a utilidade do pensamento projetual e destacou como o design pode mudar o cotidiano das pessoas, resolver problemas, criar novas possibilidades e oferecer novas perspectivas, respeitando o meio ambiente. O italiano, que se revelou um apaixonado pelo Brasil e que afirmou que sua inspiração vem da arte, da arquitetura e da natureza, mostrou aspectos de seus projetos mais recentes desenvolvidos na área do design de móveis.

Italian Design Day (IDD) 


O Italian Design Day (IDD) foi criado em 2017, numa iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, com o apoio do Ministério da Cultura da Itália. Conta com uma programação rica e diversificada, por meio das Embaixadas, Consulados e Institutos Italianos de Cultura, e tem se consolidado como ferramenta de promoção ao design italiano, além de dar destaque às empresas líderes de diferentes setores industriais e torná-las protagonistas em suas áreas de atuação. Neste ano, em sua sétima edição, tem como tema “A qualidade que ilumina. A energia do design para as pessoas e o meio ambiente”, em que promove reflexões e provocações sobre a evolução do design. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens