Notícias

Próxima RA CIC Caxias integra programação do Italian Design Day 2023

Gerais

Publicado em 17/03/2023

Giorgio Bonaguro - Imagem: Livia Scheide Xavier/Divulgação
Giorgio Bonaguro - Imagem: Livia Scheide Xavier/Divulgação

A próxima RA da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) será na quarta-feira (22) e se insere na programação do Italian Design Day (IDD) 2023, evento que pela primeira vez será realizado na Serra Gaúcha. Quem vai palestrar é Giorgio Bonaguro, designer e diretor de arte italiano, formado em Design Industrial e de Interiores pela Escola Politécnica de Design de Milão. No tema, “a criatividade como instrumento: o que tem por trás da palavra design”. 

O tema do IDD 2023 é "Qualidade que ilumina - A energia do design para as pessoas e para o meio ambiente", que surge da necessidade de trazer à tona a complexa engrenagem do sistema de design por meio das diferentes características do setor. O foco está na qualidade percebida ao longo de toda a cadeia produtiva: a energia, como elemento base do processo produtivo, e a sustentabilidade que influencia o bem-estar e o ambiente como núcleo central em torno do qual se concebem e se desenvolvem as ideias inovadoras.  

O Italian Design Day, evento que antecede o Salone Del Mobile em Milão, tem edições em mais de 100 países e é promovido pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale (MAECI), com o objetivo de envolver os principais setores públicos e privados que representam o design de qualidade e o mundo dos negócios. No Rio Grande do Sul, o evento é realizado pelo Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, com a colaboração da Câmara de Comércio Italiana no RS (CCIRS), Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul e Comites RS (Comitato Degli Italiani All’Estero | Rio Grande do Sul).  

O IDD 2023 conta com uma programação variada, toda concentrada na CIC Caxias. A mostra Vetrina del Design reunirá projetos de estudantes e egressos do Design da Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Centro de Design da Serra Gaúcha (CDSG) e designers da Marcopolo, Agrale, Metalco e profissionais da área convidados. À tarde as palestras do IDD reúnem especialistas e entusiastas do design italiano e brasileiro em torno do conceito de que o design é ferramenta essencial para conduzir, por meio de processos, uma transição adequada para uma produção ética, econômica e sensorial.  

Para participar da RA CIC é necessário se inscrever pelo site www.ciccaxias.org.br

Serviço 
O quê: RA CIC 
Quando: Quarta-feira, 22 de março 
Horário: 11h45
Convidado: Designer Giorgio Bonaguro 
Tema: "A criatividade como instrumento: o que tem por trás da palavra design” 
Patrocínio Diamante: Círculo Saúde, Empresas Randon, Florense, Grupo RBS, Marcopolo, Sicredi, UCS  
Patrocínio Master: BRDE, Caminho Rede de Ensino, Intral, Grupo Anfreazza, Susin Francescutti 
Apoio Institucional: Emercor, Fortaleza, Móveis Dallas  
Projeto Degustar: Vinhos Don Affonso
Inscrições: Associadas à CIC: R$ 85,00 / Não Associadas à CIC: R$ 105,00  

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens