Notícias

Balanço do primeiro período da Operação Verão Rota do Sol é apresentado na CIC Caxias

Gerais

Publicado em 26/01/2023

Encontro reuniu entidades na CIC Caxias para avaliar trabalho e nortear ações no objetivo de salvar vidas - Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias
Encontro reuniu entidades na CIC Caxias para avaliar trabalho e nortear ações no objetivo de salvar vidas - Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) reuniu na manhã desta quinta-feira (26) os parceiros da 15ª edição da Operação Verão Rota do Sol para divulgar um primeiro balanço da ação iniciada no dia 17 de dezembro com período até 6 de março de 2023, no distrito de Lajeado Grande, em São Francisco de Paula. O diretor-executivo da CIC Caxias Gelson Dalberto foi anfitrião do encontro conduzido pelo Tenente-Coronel Julimar Fortes Pinheiro, Comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Caxias do Sul, e com objetivo de alinhamento do trabalho.

Na apresentação, números estatísticos das ocorrências atendidas entre 17 de dezembro do ano passado e 22 de março de 2023, serviram para avaliação e nortear os próximos passos da operação que segue apostando em ações de conscientização, uma vez que têm se mostrado eficientes no objetivo de preservação de vidas. “Neste primeiro período de trabalho, no trecho de atuação, foram 26 vítimas atendidas com registro de um óbito. Em comparação aos anos anteriores, no saldo de perdas de vidas, o balanço se torna positivo, e estímulo para seguirmos unindo forças e trabalho para que não se percam mais nenhuma”, destacou Fortes.

O levantamento ainda mostrou no período, um total de 15 ocorrências, sendo 10 acidentes de trânsito, quatro atendimentos pré-hospitalares e uma ação preventiva, envolvendo em sua maioria carros de passeio, seguidos de motocicleta, caminhonete e caminhão. Distrações, como falar ao celular, e excessos de velocidades seguem entre as causas dos acidentes, além de ultrapassagens indevidas.

Gelson Dalberto, executivo da CIC Caxias, enfatizou a importância da iniciativa que é realizada há 15 anos com o apoio da CIC Caxias enaltecendo a dedicação dos envolvidos. “Só temos a agradecer o empenho e a integração dessa equipe feita por heróis anônimos em favor da vida. E que as pessoas, a comunidade, possam ter em mente que a prudência no trânsito salva vidas”, ressaltou Dalberto reproduzindo o tema do Pit Stop Rota do Sol, ação da entidade que deu o start para a Operação Verão Rota do Sol, em dezembro.

Além de CIC e 5º BBM, participaram do encontro representantes do Samu, Guarda Municipal, Emercor, Polícia Civil, Hospitais Geral e Pompéia, Consepro/Mocovi e Amob/Lageado Grande.

Dos encaminhamentos, o grupo anunciou próxima reunião com coletiva de imprensa, no dia 23 de março, onde o relatório final da 15ª Operação Verão Rota do Sol deverá ser apresentado na CIC Caxias.

Fonte: Assessoria de Imprensa CIC Caxias - Raquel Quevedo (MTE 18275)

Galeria de imagens