Notícias

Última RA do ano e presença de cônsul-geral destacam relações com Itália

Gerais

Publicado em 13/12/2022

Valerio Caruso valorizou influência da imigração italiana no desenvolvimento do RS
Valerio Caruso valorizou influência da imigração italiana no desenvolvimento do RS

A última RA do ano de 2022, realizada nesta segunda-feira (12), a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) recebeu como palestrante o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso. “Já há alguns meses tenho a grande honra de liderar o Consulado da Itália em Porto Alegre. Enfrentar desafios é o sentido da nossa vida. A ideia é liderar e fazer um bom trabalho em um Consulado Geral que tem dificuldades. Precisamos fazer um trabalho que reflita a grandeza da Itália, do ponto de vista histórico, nessa Região do Brasil”, disse Caruso, ao revelar que era a primeira vez que assumia o posto de cônsul e também a primeira vez que vinha ao Brasil. 

De acordo com o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, a presença de Valerio Caruso na CIC Caxias consolida o propósito de fortalecer a relação da entidade e das empresas as quais representa com a Itália. Desde a abertura, em maio de 2021, a CIC sedia o escritório do Consulado Honorário da Itália em Caxias do Sul. “Valorizamos demais a ligação da Itália com o Brasil, em especial com a nossa Região que, por laços afetivos e até mesmo por interesses comerciais, mantêm fraternas relações ao longo da história”, afirmou Loro.

Valerio Caruso enfatizou que a imigração italiana criou as bases para o desenvolvimento gaúcho. “Ser um diplomata no Rio Grande do Sul é a melhor coisa do mundo, porque podemos representar uma potência. A Itália no Rio Grande do Sul é uma potência”, reconheceu. Reiterou ainda que o Consulado Italiano em Porto Alegre trabalha para que seja ponto de referência nas relações dos gaúchos com a Itália. Em relação aos serviços oferecidos pelo Consulado, Caruso destacou que pretende continuar agilizando a emissão de passaportes. 

Consulado Honorário

Momentos antes da RA, o cônsul-geral oficializou a assunção do Vice-consulado Honorário da Itália em Caxias do Sul em Consulado Honorário e o empresário Gelson Castellan ao posto de cônsul honorário. Também estavam presentes os agentes consulares honorários de Erechim, Passo Fundo, Santa Maria e Bento Gonçalves.

Programa Miniempresa

Ainda durante a RA, a CIC homenageou a Diretoria CIC Jovem e a Rede Caminho do Saber pela conquista do terceiro lugar no COY, competição que premia as melhores miniempresas da América Latina. A miniempresa Umbag trouxe o bronze da Guatemala, onde participou do certame no último fim de semana. O Programa Miniempresa em Caxias do Sul é coordenado pela CIC Jovem há 24 anos. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens