Notícias

CIC Caxias ganha estação de recarga de veículo elétrico

Gerais

Publicado em 24/11/2022

Celestino Loro, Eliana Zanol, Paulo Magnani e Stapassola Stahl - Foto: Júlio Soares/Objetiva
Celestino Loro, Eliana Zanol, Paulo Magnani e Stapassola Stahl - Foto: Júlio Soares/Objetiva

Sustentabilidade, pensamento coletivo e parcerias viabilizam a primeira estação de recarga de carro elétrico numa entidade de classe de Caxias do Sul.  A partir de agora, quem visitar a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias), participar das RA e de outros eventos da Casa, pode aproveitar para deixar seu veículo elétrico carregando no estacionamento (próximo ao acesso superior).

O projeto, capitaneado pela Magnani Luz e Energia, contou com o patrocínio de duas empresas com força na Serra Gaúcha: Marcopolo e Sicredi Pioneira, cujas marcas ganham evidência no totem.

A estação de carregamento elétrico da CIC Caxias, focada em veículos e motos, foi inaugurada no dia 21 de novembro, após a RA com a presença dos representantes das empresas parceiras ao projeto. A estreia desse indutor da mobilidade elétrica ganhou força após a palestra comemorativa dos 120 anos da Sicredi Pioneira, com a presença de Tiago Luiz Schmidt, presidente do Conselho de Administração da cooperativa financeira fundada em Nova Petrópolis. 

Na cerimônia, Eliana Zanol, coordenadora de Meio Ambiente da Marcopolo, representou a empresa ao mesmo tempo em que disponibilizou seu veículo elétrico para o acionamento oficial da recarga.

O novo ponto de carregamento de Caxias do Sul foi inaugurado num momento em que cresce a procura por veículos 100% elétricos e, consequentemente, a necessidade de infraestrutura de recarga desses novos modelos de carros.

A novidade passa a integrar a primeira rota elétrica gaúcha, capitaneada pela Magnani Luz e Energia, que municia tecnicamente os pontos, em parceria com a Sicredi. Essa é a quinta estação de carregamento da rota. As demais estão estrategicamente localizadas junto ao Café Tainhas, parada tradicional de quem se dirige ao Litoral Norte pela Rota do Sol; à Casa Fagundes, no distrito de Vila Cristina, em Caxias do Sul; ao Cantinho do Pescador, em Torres; e no centro comercial do Vale dos Vinhedos, um dos principais roteiros turísticos do País. As operações da Magnani em Caxias e em Torres também disponibilizam pontos de recarga.

Nesse primeiro momento, não há cobrança para a recarga elétrica do carro. A intenção da Magnani e da Sicredi é instalar 16 estações de recarga no Rio Grande do Sul.

Estação de recarga do carro elétrico na CIC de Caxias. O que disseram os parceiros:

"A CIC Caxias está muito feliz com essa parceria, pois a estação de recarga de veículos elétricos na sede da entidade faz parte de um grande esforço em apontar tendências dentro do conceito ESG (governança ambiental, social e corporativa). A mobilidade elétrica em Caxias do Sul, tema que está no nosso radar, é um caminho viável, eficiente e inteligente para a sustentabilidade” (Celestino Oscar Loro, presidente da CIC Caxias)

“É uma parceria entre três empresas e uma entidade de classe que muito nos orgulha. A inovação e a tecnologia convergem na nossa estratégia de mercado, pois nosso olhar está sempre voltado às atualizações tecnológicas e à consciência ambiental, ou seja, a tudo o que represente benefícios ao consumidor e à comunidade. Estamos vivendo uma transição de tecnologia que veio para ficar” (Paulo Magnani, diretor geral da Magnani Luz e Energia)

“A estação de recarga instalada na CIC tem o apoio da Marcopolo porque vai ao encontro de iniciativas que acreditamos para o futuro da mobilidade e está alinhada com a estratégia ESG da companhia. É importante para Caxias do Sul e Região que tenhamos uma infraestrutura específica para incentivar a aquisição de veículos elétricos e essa estação de recarga é um passo importante” (Mauro Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo)

"Esse projeto está diretamente conectado com a escolha estratégica da cooperativa em incentivar fontes renováveis de energia, alinhado com nossa intenção de adotar práticas sustentáveis na gestão de nossos negócios. Temos a intenção ser uma cooperativa mais consciente e inovadora, consciente do impacto positivo que podemos gerar nas comunidades em que atuamos, e inovadores para gerar valor compartilhado a todos nosso stakeholders (público estratégico), entre eles a sociedade e o meio ambiente. Ou seja, esse projeto somente reflete nossa intenção estratégica e não foi difícil de decidir por conta disto. " (Solon Stapassola Stahl, diretor-executivo da Sicredi Pioneira).

Fonte: Assessoria de Imprensa Magnani

Galeria de imagens