Notícias

CIC Caxias realiza segundo encontro com deputados eleitos por Caxias do Sul e Serra Gaúcha

Gerais

Publicado em 01/11/2022

Presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, conduziu encontro com os parlamentares no auditório da entidade - Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias
Presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, conduziu encontro com os parlamentares no auditório da entidade - Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias

Seguindo o propósito de reafirmar os princípios e proposições elencados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) durante as eleições 2022, entregues em forma de documento a todos os candidatos que estiveram na CIC Caxias antes de 2 de outubro, a entidade promoveu no fim da tarde dessa segunda-feira (31) o segundo encontro de aproximação com os deputados federais e estaduais eleitos por Caxias do Sul e região da Serra Gaúcha, ausentes na primeira reunião de trabalho ocorrida no dia 5 de outubro. A oportunidade reuniu o deputado estadual eleito Professor Claudio Branchieri (Podemos), o deputado federal eleito Maurício Marcon (Podemos), o deputado estadual reeleito Pepe Vargas (PT) e o deputado estadual eleito por Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP). O deputado estadual reeleito por Nova Petrópolis Elton Weber (PSB) e o senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Antônio Hamilton Martins Mourão (Republicanos), atual vice-presidente da República, alegaram incompatibilidade de agendas, disponibilizando-se para encontros futuros.

Já na saudação aos representantes políticos, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, salientou o objetivo da entidade com a agenda que foi, além de gerar proximidade e interação, mostrar disponibilidade para a construção de bons projetos e de boas pautas para o desenvolvimento de Caxias do Sul e da região juntamente com os deputados eleitos. Na mesma linha de diálogo ocorrido com a deputada federal eleita Denise Pessôa (PT) e Neri, O Carteiro (PSDB) em ocasião anterior, Loro enfatizou os princípios que regem a CIC como ética e transparência na administração pública, base para as pautas defendidas pela entidade: democracia, liberdade econômica, redução do tamanho do Estado e da dívida pública, reformas estruturantes, incentivo ao crescimento econômico e modernização da educação. Finalizou reiterando ainda sobre a necessidade de se avançar na construção das concessões das rodovias que formam o Bloco 3 (Serra e do Vale do Caí), do aeroporto de Vila Oliva, do porto do litoral norte gaúcho, enfrentamento à “Guerra Fiscal”, e a busca por investimentos de grande impacto econômico em operações mais robustas.

Primeiro a se apresentar, o deputado estadual Professor Claudio Branchieri (Podemos) sinalizou como bandeira defender a qualificação do cidadão por meio da educação e a modernização do Estado, a qual entende como “único caminho para a prosperidade”. Já o colega de legenda deputado federal Maurício Marcon (Podemos) frisou que se empenhará para trabalhar por emendas parlamentares aos projetos da Serra Gaúcha, além de marcar oposição a proposições que não se identifica. Eleito por Bento Gonçalves, o deputado estadual Guilherme Pasin (PP) inclui nas suas pautas atenção no direcionamento de investimentos em prol da região, uma vez que “há muito tempo está desassistida na proporção de tudo o que gera para o Estado e a União”, além de defender um Estado mais enxuto, gestão da educação, visibilidade ao projeto do porto do Arroio do Sal. A pauta da saúde pública foi destaque no posicionamento do deputado estadual reeleito Pepe Vargas (PT), que afirma iminente colapso no sistema hospitalar, de acordo com o que tem acompanhado, mas com esperança na retomada de um financiamento de recurso mais rigoroso na área por parte do governo federal. Também destacou a importância de investimento na restauração de escolas públicas.

Ao final, o presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, reforçou a importância da destinação de emendas, mas principalmente da atuação firme e determinada dos deputados eleitos em prol das pautas da região. “Nós precisamos da defesa dos projetos da região nas instâncias de poder. Se a gente não tiver ninguém lá para defender o nosso viaduto, a nossa duplicação, o nosso aeroporto, o nosso porto, os assuntos terminam esquecidos. E é esse o papel que nós esperamos dos senhores nas esferas em que nos representam”, avaliou Loro.

Também estiveram presentes no encontro os vice-presidentes da CIC Caxias, Idalice Machini, Ruben Bisi e Eduardo Michelin, o presidente do Conselho Deliberativo, Emir José Alves da Silva, presidentes de sindicatos empresariais e diretores da entidade, assim como lideranças empresariais, que também tiveram um momento para se manifestar. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Raquel Quevedo (MTE 18275)

Galeria de imagens