Notícias

CIC Caxias recebe cônsul-geral e missão argentina de Avellaneda

Negócios Internacionais

Publicado em 19/10/2022

Encontro visou à aproximação e prospecção de negócios - Foto: Amanda Pietra Faccio/CIC Caxias
Encontro visou à aproximação e prospecção de negócios - Foto: Amanda Pietra Faccio/CIC Caxias

Lideranças da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) receberam o cônsul-geral da Argentina em Porto Alegre, Jorge Perren, que está em Caxias do Sul acompanhando uma missão de autoridades e empresários de Avellaneda, cidade com cerca de 380 mil habitantes localizada na província de Buenos Aires, em visita à 31ª Mercopar. Incluída na agenda dos visitantes do país vizinho, a entidade reuniu diretores de Negócios Internacionais e executivos de empresas como Randon, Marcopolo, Agrale, Intral e N&L Informática, entre outros.  

A visita teve por objetivo aproximar a representação consular argentina da entidade e estreitar relações de negócios com empresas de Caxias do Sul e de Avellaneda, já que na missão estavam o prefeito e o secretário da Produção, Comércio e Ambiente, Alejo Chornobrof e Lucas Gabriel Giménez, respectivamente, além da presidente da União Industrial, Nilda Brovida. 

O coordenador da Diretoria de Negócios Internacionais da CIC Caxias, Mauro Vencato, fez uma apresentação das principais potencialidades do município e da Serra Gaúcha, das oportunidades de negócios e mostrou os números das exportações e importações de Caxias do Sul para a Argentina. 

De acordo com Vencato, no período de janeiro a setembro deste ano, Caxias exportou U$ 79 milhões e importou U$ 6 milhões. Os principais produtos de exportação foram reboques e semirreboques, partes e acessórios para automóveis, guindastes, veículos, motores, máquinas e autopeças. Já a Argentina fornece principalmente ferros liga, garrafas e recipientes de vidro, rolhas, tampas, chapas de alumínio, farinha de trigo, cereais e malte.

O cônsul-geral se colocou como parceiro na resolução de problemas no comércio internacional, com o propósito de fazer com que os negócios entre empresas dos dois países superem os obstáculos e tenham maior êxito, depois que empresários locais relataram dificuldades burocráticas na relação bilateral. A disposição dos dois grupos foi de, por meio de uma agenda positiva, melhorar as condições do ambiente de negócios.

O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, colocou a Diretoria de Negócios Internacionais à disposição do consulado-geral da Argentina e da missão de Avellaneda para que as relações entre os dois países possam ser fortalecidas e conexões entre empresas possam se estabelecer para fins comerciais. “Para dar uma ideia do tamanho da nossa relação com o país vizinho, coincidentemente as duas maiores empresas de Caxias do Sul estão hoje com seus principais executivos nas suas unidades de produção lá na Argentina”, disse Loro referindo-se à Marcopolo e Randon. 

Também participaram do encontro o presidente do Conselho Deliberativo da CIC Caxias, Emir José Alves da Silva, o vice-presidente de Indústria, Ruben Bisi, o presidente do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, presidentes de outras entidades empresariais e diretores de Inovação e de Planejamento, Economia e Estatística da entidade. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens