Notícias

“Eu não vim ao mundo para contar histórias, vim ao mundo para que um dia a minha história seja contada”

Gerais

Publicado em 12/09/2022

Medalhista mundial, a paratleta Larissa Rodrigues palestrou na RA CIC desta segunda-feira (12) - Foto: Antônio Valiente
Medalhista mundial, a paratleta Larissa Rodrigues palestrou na RA CIC desta segunda-feira (12) - Foto: Antônio Valiente

Atleta do Recreio da Juventude, Larissa Rodrigues é um exemplo de superação. Portadora de má formação congênita, participou em junho deste ano do Mundial de Natação na Ilha da Madeira, em Portugal, e conquistou duas medalhas de bronze nas provas de nado medley e livre. Sua história e os obstáculos que venceu para representar o Brasil e se tornar medalhista mundial aos 17 anos foram tema da RA CIC desta segunda-feira (12), quando o tradicional evento da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) comemorou os 110 anos do Recreio da Juventude.

“Meu primeiro obstáculo foi o meu nascimento, vir ao mundo e ter uma vida. Quando uma pessoa vem ao mundo com uma deficiência, o mundo não está contra ela, mas nós mesmos, ao longo da vida, temos de estar em constante adaptação”, contou Larissa, ressaltando a importância do esporte na superação dos desafios na infância e adolescência e na realização dos seus sonhos. As palavras que a atleta mais usou para definir sua força de vontade foram disciplina, responsabilidade, constância e comprometimento. A conjugação destes fatores leva ao sucesso, pontuou.

Atualmente, Larissa Rodrigues treina para atingir os índices que podem classificá-la para as Paralimpíadas de Paris, em 2024. Ainda de acordo com ela, as metas que alcançou são resultado de mentalização e ação, além de trabalho em equipe. “Acima de tudo, eu devo a minha medalha à minha equipe, à minha treinadora, ao Recreio da Juventude que me abraçou e à minha família. Eles foram a minha principal base. Não chegamos a lugar nenhum sem pessoas que nos apoiam”, disse emocionada, sendo aplaudida de pé pela plateia da RA CIC.

Em seu discurso de saudação, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, parabenizou o presidente-executivo do Recreio da Juventude, Diego Biglia, e sua diretoria. Para o empresário, o clube esmeralda tem forte impacto no desenvolvimento da cidade, justamente por promover com sucesso diferentes atividades de lazer, cultura e esporte. Loro destacou o legado do clube na formação de atletas que hoje competem em modalidades profissionais no País e no mundo. “Mais do que um clube social, o Recreio da Juventude é um dos maiores complexos de esporte, lazer e cultura do País”, sustentou o presidente da CIC Caxias. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens