Notícias

João Francescutti encanta participantes da RA CIC com suas lições de vida

Gerais

Publicado em 29/08/2022

Empresário de 95 anos palestrou em mais uma edição da série “Histórias inspiradoras” - Foto: Antônio Valiente
Empresário de 95 anos palestrou em mais uma edição da série “Histórias inspiradoras” - Foto: Antônio Valiente

Dedicação, luta e perseverança sempre estiveram presentes no dia a dia do empresário João Francescutti. Nascido em 11 de janeiro de 1927, em um período de extrema simplicidade e escassez de recursos, sua vida sempre foi voltada aos estudos, à família e à busca constante pela melhoria e crescimento pessoal e profissional. Sua trajetória e os desafios que precisou vencer até se tornar diretor-presidente da Susin Francescutti foram conhecidos na RA CIC desta segunda-feira (29), quando palestrou para o público do tradicional evento promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul dentro da série “Histórias inspiradoras”. 

Toda a garra de João Francescutti vem de berço, e os frutos que colhe até hoje são resultado dessa dedicação. Além da família estruturada, conquistou uma empresa de sucesso, que é líder nacional em seu segmento. “Nunca se assuste com os obstáculos, sempre tem um caminho, é só querer e fazer”, afirmou.

Segundo Francescutti, seu conhecimento profissional teve origem em atividades simples, mas que precisam de exatidão e perfeição. Com seu pai, aprendeu a primeira profissão: auxiliar de pedreiro. Porém, aos 13 anos, com o falecimento do pai, se viu responsável pelo sustento da casa. Auxiliar de olaria, auxiliar de agricultor, marceneiro, polidorista, mecânico ajustador e torneiro mecânico também fizeram parte do seu trabalho antes de se tornar um empresário de sucesso. Empresas como Metalúrgica Abramo Eberle e Raimundo Balzaretti serviram de referência e ensinamento para uma carreira profissional sólida e crescente. 

Engenheiro mecânico de formação, João Francescutti sempre teve seus olhos voltados para a atualidade e, com esse pensamento, em 24 de agosto de 1954, junto de seus sócios, fundou a Susin Francescutti Metalúrgica Ltda, empresa que é referência nacional e internacional em qualidade na produção de virabrequins e comandos de válvula.

Do menino simples, filho de italianos, ao auxiliar de pedreiro e do empresário ao presidente de empresa, mantém sua essência, pois o mesmo João Francescutti permanece voraz por conhecimento e perseverante em deixar o mundo cada dia um pouco melhor. Como bem disse, não há sentido em a humanidade gastar com guerras - para matarem-se uns aos outros - em vez de investir este dinheiro em educação. 

Liberdade de expressão

Durante a abertura da RA desta segunda-feira, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, fez uma defesa veemente pela liberdade de manifestação de pensamento, motivado pela recente determinação do ministro Alexandre de Moraes contra cidadãos e empresários. Loro também havia se manifestado em favor da liberdade de expressão quando houve o cancelamento de uma palestra do presidente do STF em evento na Serra Gaúcha, em razão de boicote pelos patrocinadores. “Defendíamos, naquela ocasião, que a ninguém era dado o direito de calar qualquer pessoa, pois, no nosso entendimento, atos desta natureza se caracterizam como uma arbitrariedade. Dissemos inclusive que o ocorrido era uma demonstração de intolerância e perigosa destruição do ambiente institucional. Ora, pelos mesmos motivos, e imbuídos da mesma autoridade com que defendemos a livre expressão do pensamento naquela ocasião, o fazemos agora diante do mais recente episódio em que as liberdades individuais foram duramente atacadas”, discursou o presidente da CIC. (Íntegra do discurso no link)

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens