Notícias

Aanergs empossa nova diretoria e entrega Administrador do Ano

Gerais

Publicado em 22/08/2022

Mérito Administrador do Ano foi entregue ao superintendente do Sebrae/RS, André Vanoni de Godoy - Foto: Berenice Stallivieri
Mérito Administrador do Ano foi entregue ao superintendente do Sebrae/RS, André Vanoni de Godoy - Foto: Berenice Stallivieri

A Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (Aanergs), que completou 37 anos em agosto de 2022, oficializou a posse de sua Diretoria Executiva na noite da última quinta-feira (18), reunindo autoridades, lideranças empresariais, associados e representantes da imprensa, em solenidade realizada no Restaurante da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). O presidente eleito, Marcos Ricardo Pretto, assume a entidade para a Gestão 2022/2023, junto a Eduardo Zeuner Pereira Filho como vice-presidente Administrativo; Alexandre Calcagnotto, vice-presidente de Desenvolvimento; e Jalila Mercedes Prigol, vice-presidente de Relacionamento.

Associado desde 1994, Pretto é graduado em Administração de Empresas pela UCS, com Pós-Graduação em Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas) e Mestrado em Engenharia de Produção (Ufrgs). Com histórico participativo na Aanergs, onde atuou como vice-presidente de Relacionamento nos últimos anos e integrou a equipe organizadora de eventos, a exemplo de alguns dos tradicionais Fóruns de Administração, Pretto promete, com apoio da equipe diretiva, buscar maior união dos associados para a construção de ambientes que oportunizem o debate e a diversidade de ideias, em prol da solução de problemas de ordem administrativa. “A entidade sempre se mostrou proativa, mesmo no período de pandemia, quando adequou suas necessidades, trabalhando para manter a regularidade de suas ações, a defesa do profissional administrador e compartilhar as melhores práticas daqueles que obtiveram sucesso com a implementação de ideias inovadoras”, afirmou, ao destacar que ampliar a adesão de associados, incrementar a dedicação e o engajamento devem ser os indicativos norteadores da nova gestão. Em fase de transição de carreira com capacitação no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para assumir o cargo de conselheiro fiscal, Marcos Ricardo Pretto já atuou em empresas conhecidas da região, a exemplo da Lupatech Valmicro, Intral, Autotravi e Neobus. O presidente recém-empossado da Aanergs também reúne experiência como docente e coordenador dos cursos de Administração, CST Processos Gerenciais, CST em Gestão de Recursos Humanos e Engenharia de Produção da Faculdade CNEC Farroupilha; além de ser delegado da Subseção Serra do Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS), membro do Conselho Deliberativo da CIC e do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Farroupilha. 

Marcos Ricardo Pretto recebeu as atribuições do cargo de Maria de Lourdes Fagherazzi, eleita presidente em dezembro de 2021, porém, por motivos profissionais, solicitou renúncia ao ser convidada para assumir como diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). “A Aanergs está em ótimas mãos. Pretto foi um parceiro de trabalho exemplar em gestões anteriores, conta com uma equipe experiente e capacitada, a quem desejo muito sucesso. É importante que não percamos a essência da administração: precisamos aprender a administrar as pessoas, pois cada uma delas conta e faz a diferença”, salientou. Após a leitura do termo de posse, feita pelo presidente do Conselho Deliberativo da Aanergs, Gilceu Cantelli, os integrantes da nova Diretoria Executiva procederam sua assinatura. Adalmir Borges Antunes e Maria de Lourdes Fagherazzi, presidentes da Gestão 2020/2021 e Gestão 2022, respectivamente, foram agraciados com placas alusivas.

Administrador do Ano

Na sequência, a Aanergs entregou o 26º Mérito Administrador do Ano ao diretor Superintendente do Sebrae/RS, André Vanoni de Godoy, que, passados 30 anos como presidente da entidade - no período de 1992 a 1994 - recebeu a distinção que ajudou a criar. “Jamais imaginaria ser agraciado com este prêmio. É muito gratificante quando as pessoas que em algum momento estiveram comigo, entendem que, de alguma forma, minhas contribuições ajudaram a melhorar nossa sociedade”, revelou Godoy, natural de Caxias do Sul, ao ser contemplado com um diploma e troféu esculpido pela artista plástica Rose Spinato Scotti. 

Sua indicação foi feita por parte dos associados da entidade, a partir de determinados critérios, como a obtenção de expressivos resultados em projetos voltados ao setor de atividade, contribuição para o desenvolvimento regional, conhecimento público e ilibada reputação e ética. Integrante do Conselho de Desburocratização e Empreendedorismo do Estado do Rio Grande do Sul, graduado em Administração de Empresas e Administração Pública (Ufrgs) e em Direito (UCS), André Vanoni de Godoy está à frente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O Sebrae promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte, representando 98,50% do universo de empresas do estado, responsável pela geração de 48,6% dos empregos formais e por 32,6% do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho. Godoy – que também é Especialista em Gestão Imobiliária e Direito Ambiental Nacional e Internacional (Ufrgs) e Mestre em Direito (UCS) – ressaltou o desempenho do Sebrae/RS, considerada entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no Rio Grande do Sul. Nos últimos dois anos, foi classificada entre as quatro melhores empresas do Brasil e no ranking das 100 mais inovadoras no uso de Tecnologia da Informação, ocupa o 16º lugar. A sua receita deve chegar aos R$ 45 milhões até o final de 2022, em comparação a R$ 24 milhões, em 2018.

Para André Vanoni de Godoy, instituições como a Aanergs têm papel fundamental na criação de oportunidades para que seus associados visualizem alternativas de futuro para sua profissão ou negócio, permitindo posicionamentos estratégicos no mercado. “Elas têm a missão de servir de faróis para os administradores, empreendedores e suas empresas, descortinando as novas possibilidades de futuro e ajudando-os a reescrever suas estratégias para mantê-las viáveis”, disse. O agraciado com o Mérito Administrador do Ano ainda alertou para que os estudantes de Administração se preparem melhor para a evolução do mercado. As habilidades no mundo dos negócios não se limitam, segundo ele, ao cumprimento de grades curriculares. “O conceito de lifelong learning é uma imposição comportamental que deve balizar a trilha do acadêmico em Administração, inclusive durante o curso de graduação, procurando complementar o que está no currículo com conteúdos que os auxiliem na capacitação para desafios do mercado de trabalho”, complementou. 

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomênico, a presidente do Conselho Regional de Administração (CRA/RS), Cláudia Pereira Abreu, e o presidente do Sindicato do Administradores do Estado (SINDAERGS), Jorge Avancini, saudaram igualmente a nova Diretoria Executiva e o homenageado com o Mérito Administrador do Ano. O evento – que contou com a recepção do Duo de Violinos da UCS, formado pelos músicos Rodrigo Maciel e Carlos Zinani – teve ainda a presença de ex-presidentes e agraciados de gestões anteriores do prêmio.     

Fonte: Assessoria de Imprensa da Aanergs

Galeria de imagens