Notícias

Onyx Lorenzoni cumpre agenda política na CIC Caxias

Gerais

Publicado em 11/08/2022

O candidato do PL recebeu a Carta de Princípios da entidade - Foto: Amanda Faccio/CIC Caxias
O candidato do PL recebeu a Carta de Princípios da entidade - Foto: Amanda Faccio/CIC Caxias

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) reuniu empresários de Caxias do Sul e Região para um encontro com o candidato a governador do Rio Grande do Sul Onyx Lorenzoni (PL), na manhã desta quinta-feira (11). Como fez com os demais candidatos em agenda na entidade, o presidente Celestino Oscar Loro entregou cópia a Carta de Princípios a Lorenzoni, documento que firma o posicionamento da CIC Caxias para as eleições 2022 em favor da ética e transparência na administração pública, democracia, liberdade econômica, redução do tamanho do Estado, redução da dívida pública, reformas estruturantes, crescimento econômico e qualificação do cidadão por meio da educação. 

“Para nós é muito importante essa aproximação, esse contato direto, para que possamos levar ao próximo governo os anseios da classe empresarial e a necessidade que temos de um bom ambiente de negócios para poder continuar desenvolvendo o estado, a região e o País. Um ambiente de negócios atraente gera desenvolvimento”, adiantou Loro.

Ao avaliar a conjuntura política nacional, Onix Lorenzoni mencionou os esquemas de corrupção nos governos do Partido dos Trabalhadores, relatou algumas das realizações do atual governo federal, em que ocupou o cargo de ministro nas pastas da Casa Civil, Cidadania, Trabalho e Previdência e Secretaria-Geral da Presidência, destacando o “revogaço” e a Lei da Liberdade Econômica. “Começamos a fazer uma gigantesca transformação, e talvez este seja o grande desafio que nos espera aqui. Eu vim aqui para ouvir e para dizer que o governo tem que ter princípios e valores, e não pode se afastar deles”, afirmou Onyx, que veio acompanhado do filho, deputado Rodrigo Lorenzoni. 

O candidato disse ainda que aprendeu no Ministério da Cidadania, lidando com populações pobres e ao encontrar 26 milhões de “invisíveis”, que para cuidar dos vulneráveis é preciso cuidar do empreendedor. “Tu não consegues cuidar dos pobres se não cuidar de quem gera emprego e renda”, acrescentou. O candidato afirmou ainda que a Reforma Tributária é a “mãe das reformas” e que a dívida dos estados talvez possa ser resolvida por meio de mudanças no sistema tributário brasileiro.  

Além da pauta econômica, os empresários presentes ao encontro apresentaram demandas relacionadas à segurança, comércio ilegal, programas de atração de novos investimentos e infraestrutura. “O Rio Grande do Sul precisa de um novo rearranjo logístico”, respondeu o candidato, citando como exemplo o potencial hidroviário do Rio Grande do Sul e investimentos no modal ferroviário. Falou também sobre o impacto da carência de infraestrutura no desenvolvimento do turismo interno. “Serei um semeador de aeroportos, porque nenhum empreendedor de grande porte coloca sua fábrica se tiver que ir de carro, ele vai no seu jato. Então nós vamos fazer o aeroporto aqui com governo federal, sem governo federal por uma razão objetiva: ele é a libertação da Serra e vai nos trazer o turista de ticket alto, que vem com euro, dólar ou iene no bolso”, sustentou o candidato. 

Participaram da reunião a vice-presidente de Comércio da CIC Caxias, Idalice Manchini, presidentes de entidades empresariais e diretores da Casa.

Galeria de imagens