Notícias

CIC Caxias se reúne com a cônsul-geral do Uruguai 

Negócios Internacionais

Publicado em 05/08/2022

Encontro teve por objetivo iniciar ações visando estreitar a aproximação comercial entre empresários gaúchos e uruguaios - Foto: Marta Guerra Sfreddo
Encontro teve por objetivo iniciar ações visando estreitar a aproximação comercial entre empresários gaúchos e uruguaios - Foto: Marta Guerra Sfreddo

Em reunião que contou com as presenças virtuais da cônsul-geral do Uruguai em Porto Alegre, Liliana Buonomo, e do presidente da Câmara de Comércio Brasil - Uruguai no Rio Grande do Sul, Marcelo Pibernat, realizada na manhã desta sexta-feira (5), a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), por meio de sua Diretoria de Negócios Internacionais, deu início a tratativas que objetivam colocar frente a frente compradores e vendedores dos dois países em futuras rodadas de negócios.  

No encontro, o vice-presidente de Indústria da CIC Caxias, Ruben Bisi, disse que na Serra Gaúcha existem muitas empresas exportadoras e importadoras que têm interesse, pela proximidade geográfica, em se relacionar com o Uruguai. De acordo com Bisi, dentro as ações que a entidade realiza para melhorar a relação comercial com vários países, promover negócios com o Uruguai e com os demais países do Mercosul está entre as prioridades. “A ideia é empreender esta relação de comércio entre empresas gaúchas e uruguaias que queriam exportar, importar e fomentar negócios em setores como comércio, serviços, turismo e indústria”, ressaltou o vice-presidente.

A cônsul-geral, por sua vez, adiantou que o Consulado está no momento organizando a maior presença institucional do Uruguai na Expointer, que neste ano ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. “Vêm dois ministros, além de muitas autoridades”, revelou Liliana. A cônsul-geral mencionou que Caxias e Uruguai têm muita irmandade e concorrência positiva. “Os municípios do Rio Grande do Sul são tão importantes para mim como o Uruguai”, assinalou, ao agradecer ao convite da CIC Caxias e elogiar a iniciativa do encontro. Liliana complementou que admira a Serra Gaúcha pelo espírito empreendedor.  

Marcelo Pibernat colocou a Câmara de Comércio Brasil – Uruguai à disposição da CIC Caxias para dar seguimento às tratativas. “A ideia é excelente, pois atuamos justamente para fazer intercâmbio, para aumentar negócios. Temos de continuar em contato, para pensar nos meses de setembro, outubro ou novembro como possibilidade para fazer as rodadas de negócios”, comentou Pibernat, que sugeriu inclusive a alternativa de uma missão empresarial ao Uruguai. 

Para o coordenador da Diretoria de Negócios Internacionais, Mauro Vencato, a reunião de hoje serviu para alinhavar a forma como as rodadas de negócios serão operacionalizadas e identificar quais setores terão interesse na iniciativa. 

Como resultado da reunião e com a finalidade de estreitar laços, a cônsul-geral convidou a CIC Caxias para estar na 45ª Expointer nos dias 31 de agosto e 1º de setembro para se encontrar com a comitiva uruguaia, composta de autoridades e empresários do país vizinho, além de representantes do governo do estado. A entidade ficou de analisar e organizar uma representação oficial para visitar o estande do Uruguai na feira em um destes dois dias.  

Também participaram da reunião os diretores de Negócios Internacionais da CIC Caxias Alexandre Sozo e David Pistorello. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)