Notícias

Câmara Municipal outorga o título de Cidadão Caxiense ao presidente Celestino Oscar Loro

Gerais

Publicado em 27/07/2022

A honraria concedida pelo Legislativo reconheceu o trabalho do empresário - Foto: Júlio Soares/Objetiva
A honraria concedida pelo Legislativo reconheceu o trabalho do empresário - Foto: Júlio Soares/Objetiva

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Celestino Oscar Loro, é o mais novo Cidadão Caxiense. Em sessão solene, realizada na noite desta terça-feira (26), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, ele recebeu o título, outorgado pelo Parlamento local. A presidente do Legislativo, vereadora Denise Pessôa, conduziu a sessão solene. A vice-prefeita municipal, Paula Ioris, prestigiou a cerimônia.

Idealizador da honraria, coube ao vereador Wagner Petrini fazer o pronunciamento em nome da Casa. “Loro tem longa caminhada junto ao setor empresarial. Ajuda na responsabilidade de indução econômica de Caxias, na região Metropolitana da Serra, como locomotiva do trabalho e dos negócios. Com pessoas assim, enfrentamos os obstáculos da infraestrutura, da logística e do licenciamento ambiental. Trata-se de um defensor da democracia e da livre iniciativa”, enalteceu o parlamentar.

Depois de receber o título de Cidadão Caxiense e uma breve homenagem de colegas da própria CIC Caxias, Loro foi para a tribuna, de onde agradeceu aos vereadores e à comunidade. Declarou-se honrado. Destacou a relevância de Nova Pádua, sua terra natal. Enfatizou a honra de ter sido acolhido por Caxias do Sul, onde pôde prosperar, pessoal e profissionalmente. Recordou dificuldades econômicas do País e a mobilização produtiva para superar as crises. Na ótica dele, sempre é preciso transformar pela educação.

A trajetória do homenageado

O Título de Cidadão Caxiense é entregue para pessoas que não são naturais do município, mas que residem na cidade e prestam um serviço relevante para a região. Loro nasceu em Nova Pádua (RS), chegou em Caxias há mais de 30 anos, é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tem especializações na área de Contabilidade Gerencial e Finanças e Administração Financeira.

Loro ocupou o cargo de presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento e Perícias da Serra Gaúcha (Sescon-Serra Gaúcha) de 2004 a 2006. Atualmente, é diretor da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) e preside a CIC Caxias.

Ainda na entidade, Loro foi diretor de Patrimônio entre 2008 e 2011, vice-presidente de Serviços nas gestões 2012 e 2014 e integrante do Conselho Deliberativo de 2016 a 2018.  Foi eleito por unanimidade em 2021 e está à frente da gestão 2022-2023.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Galeria de imagens