Notícias

Conheça as empresas que vão receber o 13º Troféu Ítalo Victor Bersani 

Gerais

Publicado em 20/07/2022

Foto: Júlio Soares/Objetiva
Foto: Júlio Soares/Objetiva

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) entrega na próxima segunda-feira (25) o Troféu Ítalo Victor Bersani 2022. As agraciadas são as empresas Florense, na categoria Indústria, Sapataria Caxiense, na categoria Comércio, Hospital Virvi Ramos, na categoria Serviços, e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Caxias do Sul, como Menção Honrosa. 

A cerimônia de entrega do troféu volta a ser realizada depois de um intervalo de dois anos, em decorrência da pandemia. e a homenagem tem por objetivo valorizar o empreendedorismo e a trajetória das organizações de Caxias e Região.  Diferentemente das edições anteriores, quando a cerimônia de entrega do troféu era realizada durante reunião-almoço, neste ano irá ocorrer em reunião-jantar, às 19h30. 

O nome do troféu é uma homenagem a Ítalo Victor Bersani, fundador e primeiro presidente da então Associação dos Comerciantes de Caxias do Sul, fundada em 8 de julho de 1901, entidade que deu origem à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul. A peça foi desenvolvida pela artista plástica caxiense Dilva Conte especialmente para este reconhecimento promovido pela CIC Caxias. 

Conheça as empresas vencedoras

Florense – Categoria Indústria

A Florense é uma empresa brasileira com raízes italianas movida por uma grande paixão: fazer móveis. Os melhores. Com fortes investimentos em design, processos produtivos ecologicamente corretos e tecnologia de ponta associada ao trabalho artesanal, a marca está consolidada entre os melhores fabricantes de mobiliário high-end do mundo.

Uma empresa autoral que domina todos os processos industriais, desenvolve tecnologia exclusiva, inovando sempre, e que opera pelo sistema custom made, personalizando cada projeto como uma grande marcenaria fina, com flexibilidade de medidas, variedade de materiais nobres e centenas de padrões de acabamentos. A cultura do fatto a mano, mantida desde sua fundação, em 1953, contribui para tornar cada projeto realmente único.

A alta qualidade dos produtos é complementada pela excelência nos serviços prestados por uma rede franqueada com mais de 60 lojas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.  Sua flagship, instalada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, foi assinada pelo arquiteto israelense Dror Benshetrit, mundialmente consagrado pela criação do conceito Houseplant, que promove a convivência harmônica entre a natureza e a arquitetura. 

A relação da Florense com a sustentabilidade é uma história que começou a ser escrita há muitos anos, culminando em janeiro de 2001, quando a empresa conquistou o certificado de gestão ambiental ISO 14001, tornando-se a primeira indústria de móveis da América Latina credenciada como green company.

Tudo isso justifica a credibilidade e confiança da marca junto ao segmento da alta decoração no Brasil e exterior.

Sapataria Caxiense – Categoria Comércio

A casa, situada na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Moreira César, foi o cenário do primeiro capítulo de uma história de 75 anos da Sapataria Caxiense. Naquele endereço, em 5 de setembro de 1947, a sociedade entre Mario Alberto Boff, Gentil Corso e Marina Scur deu origem à Casa Glória, especializada em calçados e artigos em couro. Em 75 anos de trajetória, a loja mudou de nome e endereço, honrando a vocação de oferecer atendimento e produtos de qualidade.

O primeiro endereço abrigou o negócio por mais de uma década. Em busca de um melhor ponto e, futuramente, a aquisição de um ponto próprio, a loja subiu algumas quadras em direção ao centro. A mudança de denominação para Sapataria Caxiense ocorreu em 1958 em função de uma alteração na composição societária. Cada vez mais o negócio se transformava na vida de Mario Alberto Boff e Gentila Scur Boff, pois a segunda geração, Rui Fernando Casemiro Boff e Flávio Cezar Boff, ainda muito jovens, já participava das atividades da loja.

Em 1975, projetando a expansão, a Sapataria Caxiense conquista prédio próprio na Rua Sinimbu, 1932, que abriga até hoje a loja e é uma vitrine calçadista em Caxias do Sul. Entre o final dos anos 80 e o início da década de 90, a terceira geração, Rossano Fernando Boff e Cassiano Ricardo Boff, começa a dar os primeiros passos na sucessão da loja, sempre conduzida pela experiência e vivência do pai, Rui, com a dedicação da mãe, Leane Boff, que sempre foram incansáveis diante dos desafios que o empreendedorismo familiar traz. 

As tarefas passavam a ser divididas e também conduzidas pela irmã mais nova de Rui, Sandra Boff Peretti. A administração 100% familiar preservou o compromisso de parceria com fornecedores que contribuem com produtos que oferecem confiança e qualidade aos consumidores. Com uma equipe de vendas que oferece a segurança de uma compra que alia durabilidade e conforto, a Sapataria Caxiense se perpetua pelo atendimento personalizado.

Hospital Virvi Ramos – Categoria Serviços

Desde sua fundação, em março de 1957, o Hospital Virvi Ramos, instituição de assistência hospitalar de médio porte, vive uma busca constante pela qualidade e excelência nos serviços prestados, com certificação ONA Nível III, que referenda Excelência em Gestão e ISO 9001. A sustentabilidade, a qualidade e o investimento em tecnologia são marcas importantes da instituição, que conta hoje com 148 leitos de internação, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Prova disso é a modernização dos serviços oferecidos, com a construção e ampliação de novas estruturas, a aquisição de aparelhos e equipamentos de última geração e a iniciativa e pioneirismo em conduzir estudos e técnicas para combater doenças, como a criação de tendas de pressão negativa e os estudos de plasma convalescente e de vacinados, durante a pandemia de covid-19.

Além disso, a atuação do Hospital Virvi Ramos na pandemia foi exemplar. Foi pioneiro na criação de protocolos para pesquisas e tratamentos, sendo parceiro do município no auge da Pandemia de Covid-19, criando um Hospital de Campanha com 49 novos leitos de internação clínica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ampliou equipes e passou de 10 para 44 leitos de Terapia intensiva entre SUS e convênios. Também colocou à disposição da comunidade, um Pronto Atendimento moderno e exclusivo para pacientes com sintomas gripais.

No que se refere ao Atendimento Clínico, o Hospital Virvi Ramos possui um serviço ambulatorial que atende a situações de urgência e emergência em tempo integral, contando com equipe médica permanente e especialistas de apoio para quaisquer exigências, além de um Centro de Especialidades, com profissionais das mais diversas áreas.

Vale lembrar também que o Hospital Virvi Ramos, por exemplo, foi o primeiro da cidade a constituir um serviço de home care, criado em 1998, em que o paciente é atendido em sua própria residência. O serviço, que está em funcionamento até hoje, envolve uma equipe formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos e realiza mais de mil atendimentos por ano.

O Hospital Virvi Ramos tem como mantenedora a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, instituição filantrópica, responsável também pelo Centro de Saúde Clélia Manfro, Unidades Auditiva e Oftalmológica, sendo referência de atendimento do Sistema Único de Saúde para 49 municípios da Região. Também possuí, em amplo espaço localizado no Bairro São Ciro, a Unidade de Saúde Mental, com 20 leitos de internação, e o CAPS Novo Amanhã, que realiza atendimento a pacientes usuários de álcool e drogas. A Associação também é a mantenedora da Faculdade Fátima, com atuação voltada para cursos da área da saúde, com oferta de Bolsas de Estudo de 50% e 100%, entregando ao mercado de trabalho profissionais qualificados e aptos a exercer a profissão.

Neste ano de 2022, a Unidade Auditiva do Centro de Saúde Clélia Manfro foi a principal parceira da 24ª edição da Surdolímpiadas, sendo a responsável pela realização dos exames de audiometria (antidoping) em todos os atletas que competiram, realizando 1920 exames. Para isso, uma estrutura foi montada na Praça Surdolímpica, localizada no Centro de Eventos da Festa da Uva.

O cuidado com o meio ambiente também é uma pratica do hospital, que desde 2012 conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes, que visa dar destino correto a todos os resíduos gerados na atividade hospitalar, a fim de evitar danos e garantir a prevenção à poluição e preservação do meio ambiente.

Além disso, o hospital mantém um programa de sustentabilidade, que conta com iniciativas focadas na reciclagem de lixo, na gestão do desperdício alimentar, no uso racional da água e da energia e no descarte adequado de materiais eletrônicos, pilhas, baterias, dentre outros.

A Instituição mantém o legado do seu fundador, Dr. Virvi Ramos, e cada vez mais busca ser referência em qualidade e atendimento humanizado visando sempre “fazer o bem”.

Apae Caxias do Sul – Menção Honrosa

A Apae de Caxias do Sul é uma entidade beneficente de assistência social que presta serviços socioassistenciais, conforme estabelece o art. 3º da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), nº. 8.742, de 7 de dezembro de 1993 e a resolução nº. 6.308 e nº. 191, de 10 de novembro de 2005. Atuando há 64 anos no município, a instituição atende atualmente 477 pessoas com deficiência em ações de assistência social, educação e saúde. 

Na assistência social, executa o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias, atendendo a 244 usuários e suas famílias em parceria com a Fundação de Assistência Social. Na educação, mantém a Escola Especial Dr. Henrique Ordovás Filho, atendendo a 91 alunos com deficiência em parceria com o Ministério de Educação e a Secretaria Municipal de Educação. 

Já na saúde, oferta atendimento para 142 usuários em fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional em parceria com o Ministério da Saúde através do PRONAS.

Diante da percepção da necessidade de atendimentos especializados e direcionados para crianças e adolescentes com problemas físicos e intelectuais decorrentes da poliomielite, um grupo de senhoras da sociedade caxiense, com a colaboração do Dr. Henrique Ordovás Filho, criou uma organização beneficente para atender às demandas dos pacientes carentes da cidade. Assim, em 6 de setembro de 1957, foi instituído o Clube de Saúde Dr. Mário Totta com o objetivo de atender pessoas portadoras de deficiências. 

Com o surgimento das Apae no Brasil, em junho de 1964, esta organização passou a se chamar Apae Clube de Saúde Dr. Mário Totta. A partir de 1970, aderiu a nomenclatura que vigora até hoje: Apae de Caxias do Sul que, em 28 de novembro de 1981, inaugurou a sede onde funciona até hoje. Desde sua criação, a entidade passou por várias gestões e atualmente está sendo presidida por Bernardete Pavan Vezaro, com mandato até 31 de dezembro de 2022.

A instituição possui três unidades de atendimento sendo: Sede, a 1ª Extensão Dovíglio Gianella e o Centro Ocupacional Santa Rita de Cássia. Cada unidade de atendimento conta com equipe de profissionais qualificados conforme o serviço executado, realizando um trabalho pautado na promoção da autonomia, da inclusão social e da melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas.

Fazendo parte da Rede Apae, seu processo de trabalho é voltado para o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, sua autonomia, bem-estar, melhoria da qualidade de vida e inclusão social.

Em conformidade com a Política de Atenção Integral e Integrada da Rede Apae, a instituição atua sobre as demandas voltadas diretamente à pessoa com deficiência bem como a rede de apoio desta pessoa, articulando rede de serviços e de políticas e participando de espaços de formulação, estruturação e controle de políticas públicas como conselhos de políticas e conselhos de direitos. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens