Notícias

Economia de Caxias do Sul acumula 5,3% de crescimento até maio

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 05/07/2022

Levantamento da CIC e CDL foi divulgado nesta terça-feira (5) - Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias
Levantamento da CIC e CDL foi divulgado nesta terça-feira (5) - Foto: Raquel Quevedo/CIC Caxias

Os indicadores do mês de maio revelam que houve crescimento de 3% na economia de Caxias do Sul em comparação com o mês de abril. Indústria, com 5,1%, e o comércio, com 5,7%, foram os dois setores que registraram desempenho positivo no comparativo, enquanto os serviços tiveram queda de 2,5%. Em relação a maio de 2021, a economia demonstra ainda melhor reação e cresceu 10,3%, puxada pela recuperação do comércio e dos serviços. Com isso, no acumulado do ano, a economia caxiense apresentou indicador positivo de 5,3%. É o que mostra o levantamento realizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e divulgado em coletiva de imprensa nesta terça-feira (5). 

“Quando a gente olha mês contra mês anterior, vemos um crescimento forte, como maio em relação a abril, que registrou alta de 3%”, observou o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarciano Mello Cardoso. 

Já o indicador que mede o acumulado de 12 meses mostra leve queda do comércio, com -0,2%, e dos serviços, com -1,9%, e a indústria crescendo 10,3%. Com isso, a economia tem índice positivo de 4,9% no comparativo, que compreende o período entre junho de 2021 e maio de 2022. 

“Os números retratam que estamos vivenciando um bom momento na economia de Caxias do Sul. Os indicadores de crescimento da indústria são positivos, e o comércio e os serviços vêm se recuperando mês após mês”, analisou o diretor de Planejamento, Economia e Estatística Astor Schmitt. Segundo ele, a trajetória da economia local está sendo virtuosa também graças ao nível de empregos gerados de janeiro a maio e pelo número de vagas em aberto no momento. “Isso é um sinal positivo”, comemorou. 

No comércio exterior, houve uma queda de -12,2% no saldo da balança comercial, situando-se em US$ 163 milhões no acumulado dos últimos 12 meses. As exportações tiveram alta de 19,5% no mesmo período, enquanto as importações cresceram 37,3%. No destino das exportações caxienses em maio, os Estados Unidos se situam na primeira posição, seguidos por Chile, Argentina, Uruguai, México, Peru, Paraguai e Colômbia. Já entre os países de origem das importações caxienses, a China se mantém na liderança, seguida por Itália, Alemanha, Estados Unidos, Áustria, Japão e Índia. 

Empregos
No mês de maio, Caxias do Sul registrou 7.054 admissões e 6.490 demissões, resultando na geração de 564 empregos formais. A indústria e o comércio foram os setores que mais abriram vagas no mês. A agropecuária foi o único segmento que registrou demissões líquidas, com 119 postos fechados. O estoque de postos de trabalho com carteira assinada hoje em Caxias do Sul é de 157.025. 

Também participaram da apresentação o diretor-executivo da CIC Caxias, Gelson Dalberto, os diretores de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Alexander Messias e Joarez Piccinini e os diretores da CDL Mosár Leandro Ness e Carlos Cervieri.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens