Notícias

Programa Miniempresa prossegue com Empresário-sombra Por Um Dia e feira no Shopping Villagio Caxias

CIC Jovem

Publicado em 15/06/2022

Estudantes apresentam os produtos de suas miniempresas em diferentes eventos - Foto: Ana Clara Nazario/CIC Caxias
Estudantes apresentam os produtos de suas miniempresas em diferentes eventos - Foto: Ana Clara Nazario/CIC Caxias

Depois do sucesso do almoço de confraternização, realizado no dia 12 de junho, os estudantes que participam do 24º Programa Miniempresa, projeto desenvolvido em Caxias do Sul pela Diretoria de Jovens Empresários da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Jovem), em parceria com a Associação Junior Achievement, se preparam para os próximos desafios. Os produtos criados pelas miniempresas poderão ser novamente conferidos e adquiridos durante a Feira do Programa Miniempresa, que vai ocorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, no mall do Shopping Villagio Caxias. 

Na edição deste ano, 14 escolas do segundo ano do Ensino Médio participam do programa: oito de Caxias do Sul e seis de Farroupilha. Nele, os estudantes, por meio do método “aprender-fazendo”, se apropriam dos conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Como na vida real, os alunos constituem uma miniempresa, planejam e atuam em todas as suas áreas, produzem e vendem um produto e apuram os resultados da empresa. Durante esta jornada, iniciada em 28 de março e desenvolvida durante 15 encontros, eles são orientados por mentores voluntários nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção, os chamados advisers.

Empresário-sombra Por Um Dia

Outro projeto que está na agenda de iniciativas da CIC Jovem e que antecede a feira é o Empresário-sombra Por Um Dia, que visa proporcionar aos estudantes do Programa Miniempresa conhecer a rotina de trabalho de um profissional de sua área de interesse. O programa ocorre de 12 a 15 de julho. Durante um dia, os jovens acompanham um empresário ou executivo em todas as suas tarefas diárias, desde a leitura dos jornais até as reuniões de negócios, vivenciando e aprendendo aprender sobre as funções em determinada profissão.

Alunos e empresários que têm interesse em participar da dinâmica precisam assistir à palestra que será apresentada pelo consultor do Sebrae RS Douglas Pereira sobre o tema “Seu futuro em suas mãos: empreendendo hoje para conquistar o amanhã”, no dia 11 de julho, às 19h, no auditório da CIC Caxias. Pereira pretende abordar os conceitos do Mundo V.U.C.A (Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo) e apresentar as tendências do mercado de trabalho, empreendedorismo digital e competências do profissional do futuro.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário disponível neste link:  https://forms.office.com/r/qAFbkB37Hz 

Ao fim de toda esta jornada, os estudantes participam da solenidade de formatura do 24º Programa Miniempresa será realizada no UCS Teatro, na noite de 16 de julho, quando os destaques em gestão de Finanças, Marketing, Produção e Recursos Humanos, Melhor Relatório e Melhor Miniempresa, totalizando seis categorias.


ESCOLAS PARTICIPANTES 

·        Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini 

·        Colégio Estadual Imigrante 

·        CETEC UCS 

·        Rede Caminho do Saber 

·        Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina 

·        Colégio Murialdo - Ana Rech 

·        Colégio Murialdo - Centro 

·        Colégio São João Batista 

·        Colégio Nossa Senhora de Lourdes

·        Escola Estadual de Ensino Médio Julio Mangoni

·        Instituto Federal Farroupilha

·        Colégio Estadual Farroupilha

·        Colégio Estadual São Tiago

·        Escola Estadual Ensino Médio São Pio X

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens