Notícias

Em diferentes agendas, CIC Caxias recebe senador Lasier Martins e secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano

Gerais

Publicado em 15/06/2022

Sandra Holanda e equipe foram recepcionados por grupo de empresários liderados pelo presidente Celestino Oscar Loro - Foto: Ana Clara Nazario
Sandra Holanda e equipe foram recepcionados por grupo de empresários liderados pelo presidente Celestino Oscar Loro - Foto: Ana Clara Nazario

Em mais um dia de agenda de visitas institucionais, lideranças da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) recepcionaram, na manhã desta quarta-feira (15), o senador Lasier Martins e, na sequência, a secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Sandra Holanda. Temas voltados para o cenário político brasileiro e eleições predominaram na pauta da reunião com o senador, enquanto os projetos de mobilidade urbana para Caxias do Sul e a criação de um marco regulatório para o transporte público nacional estiveram no centro dos debates do encontro com a secretária.

No primeiro encontro, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, entregou novamente ao senador Lasier Martins uma cópia da Carta de Princípios, que elenca temas que a entidade considera prioritários para as próximas eleições. O documento está sendo entregue a todos os candidatos a cargos eletivos que têm visitado a CIC Caxias. Lasier Martins ouviu dos empresários sugestões para o desenvolvimento econômico e de reforma política. O senador, por sua vez, reiterou críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal, falou sobre ética e impunidade e sobre o conflito institucional entre os poderes. “A pior das crises é o desentendimento entre os poderes”, frisou. Também demonstrou preocupação com o empobrecimento da população e com o atraso nos investimentos em educação.

Após este encontro, o grupo de lideranças empresariais se reuniu com a secretária Sandra Holanda, que está em Caxias do Sul acompanhada do diretor do Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos (Demob), Marcos Daniel Souza dos Santos, e do coordenador de Empreendimentos do Demob, Aguiar Gonzaga Vieira da Costa. A Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. “Estamos trabalhando com mobilidade urbana, mas paralelamente estamos trabalhando com temas de cidades inteligentes, e eu acho isso bem interessante, principalmente para a Região de vocês”. 

Sandra mencionou ainda que entre as principais pautas da Secretaria, além da mobilidade urbana, estão os programas para a implementação de 11 rotas de articulação e integração de polos produtivos por todo o País, fomentando o turismo e o desenvolvimento regionais. “Fora uma imensa carteira de emendas parlamentares que nós executamos”, contou. 

O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul, Alfonso Willembring Junior, presente ao encontro, falou sobre os projetos de obras que figuram no Plano de Mobilidade de Caxias do Sul e que foram apresentados aos técnicos da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, entre os quais estações de transbordo, construção do terceiro anel viário e o deslocamento da BR-116 para fora da área urbana, transformando o trecho urbano em via municipal. Willembring disse ainda que o município está em fase de contratação de projetos executivos de outras 11 intervenções na área urbana para melhorar a mobilidade. “Nós precisamos de um olhar carinhoso para infraestrutura e mobilidade urbana de Caxias do Sul e Região”, ressaltou o presidente da CIC Caxias, citando os gargalos em infraestrutura que impactam no escoamento da produção industrial local.  

Sandra Holanda também preside o Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana, que tem o objetivo de assessorar a Secretaria e o Ministério do Desenvolvimento Regional em temas relativos à mobilidade urbana, em especial aqueles relacionados aos serviços de transporte público coletivo urbanos, intermunicipais de caráter urbano e metropolitanos de passageiros. Reúne instituições ligadas ao setor de mobilidade, prefeituras e entidades da sociedade civil, que tem como pauta principal a construção e a redação de um marco regulatório do transporte público coletivo. Sandra acredita que este regramento e segurança jurídica possam atrair o interesse de investimentos privados em obras de mobilidade urbana.  

Também participaram das reuniões os vice-presidentes de Indústria da CIC Caxias, Ruben Bisi, de Comércio, Idalice Manchini, presidentes de sindicatos patronais e diretores da Casa. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens