Notícias

CIC Caxias e Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre discutem novas oportunidades de negócios bilaterais

Negócios Internacionais

Publicado em 09/06/2022

O cônsul-geral e comitiva foram recepcionados na entidade caxiense por um grupo de lideranças empresariais - Foto: Ana Clara Nazario
O cônsul-geral e comitiva foram recepcionados na entidade caxiense por um grupo de lideranças empresariais - Foto: Ana Clara Nazario

Sentados lado a lado, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Celestino Oscar Loro, e o cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen, demonstraram mútuo interesse em estreitar os laços diplomáticos e as relações econômicas. Em sua primeira visita oficial a Caxias do Sul, Shane Christensen veio acompanhado de quatro assistentes do Consulado para cumprir dois dias de agenda na cidade, enquanto a CIC Caxias reuniu expressivo grupo de lideranças empresariais na recepção à missão consular na manhã desta quinta-feira (9). 

Ao fazer a abertura do encontro na sede da entidade, Celestino Oscar Loro enfatizou as potencialidades econômicas da cidade e Região, com destaque para os setores de maior oportunidade comercial, e falou do interesse da classe empresarial em ampliar as exportações para os Estados Unidos. Para o dirigente, as empresas da cidade já mantêm uma tradição de comércio e relações institucionais com empresas norte-americanas, mas existe oportunidade desse intercâmbio ser ampliado.  

“Uma de nossas prioridades como missão dos Estados Unidos e como consulado em Porto Alegre, que tem a responsabilidade para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é facilitar o comércio bilateral, visando ao crescimento econômico de ambas as nações, para criar empregos e qualidade para nosso povo”, afirmou Shane Christensen. 

De acordo com o cônsul-geral, por meio da estratégia de engajamento com o Rio Grande do Sul, o Consulado Geral procura conhecer oportunidades de negócios para os Estados Unidos aqui no Brasil e fornecer informações para empresas brasileiras interessadas em operar nos Estados Unidos. “As relações econômicas entre o Rio Grande do Sul e os EUA são mutuamente benéficas. Nossa visão é de uma parceria baseada na inovação, sustentabilidade e inclusão, e que empresas, acadêmicos e profissionais trabalhem juntos, abrindo novas oportunidades e criando novos caminhos para a prosperidade”, acrescentou. 

Ainda de acordo com o diplomata, Caxias do Sul se destaca como líder industrial no estado e no Brasil. “Acredito que juntos podemos identificar oportunidades de cooperação. Temos uma série de programas que compartilham as melhores práticas entre Estados Unidos e Brasil, e podemos ajudar a identificar programas benéficos para esta Região”, revelou Christensen. 

Segundo ele, especialistas do Departamento de Comércio do Consulado estão a postos para facilitar os contatos, desde grandes empresas até donos de pequenos negócios gaúchos com parceiros nos Estados Unidos. O Consulado também é a porta de entrada para gaúchos interessados na internacionalização de suas empresas no mercado americano. “Este tipo de assistência se dá por meio de programa que fornece informação, ferramentas e conexões para que os investidores entendam o ambiente de negócios e as regulamentações para entrar no mercado dos Estados Unidos”, pontuou o cônsul-geral. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens