Notícias

Marcos Pontes: “Ouse ver além das dificuldades”

Gerais

Publicado em 29/04/2022

Astronauta e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações palestrou na RA CIC Caxias durante café da manhã - Foto: Julio Soares/Objetiva
Astronauta e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações palestrou na RA CIC Caxias durante café da manhã - Foto: Julio Soares/Objetiva

"Se você tem um sonho, acredite." A frase resenha a palestra do astronauta Marcos Pontes na RA CIC Caxias realizada nesta sexta-feira (29) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul em formato de café da manhã. A participação de Marcos Pontes no evento deveria ter sido presencial, mas a falta de condições meteorológicas em São Paulo impediu que decolasse do Aeroporto do Campo de Marte, de onde, então, palestrou de modo on-line. “O senhor conseguiu ir ao espaço e não conseguiu chegar em Caxias do Sul”, brincou o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro. 

Pontes, criado em Bauru (RS), sonhava em ser piloto, e apesar das dificuldades financeiras da família e da descrença dos amigos, que diziam que “isso era coisa de gente rica”, ele nunca desistiu. “O impossível é apenas uma opinião”, frisou, afirmando que planejamento e determinação transpõem limites e realizam sonhos. 

Seguindo o conselho da mãe - "estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você" -, o engenheiro aeronáutico não só conseguiu o que mais queria, que era voar, como foi selecionado para fazer parte do Programa Espacial Brasileiro, sendo o primeiro brasileiro a participar de uma missão espacial da Nasa, em março de 2006.

Marcos Pontes compartilhou toda sua história de superação dos obstáculos e dedicação ao sonho de se tornar piloto, inspirando as cerca de 120 pessoas que acompanharam presencialmente o evento. “Tenha coragem para mudar e não tenha medo de críticas. Ouse criar oportunidades. Ouse decidir. Ouse ser o primeiro”, sustentou.

O convidado também falou sobre as ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações enquanto ocupou o cargo de ministro, de janeiro de 2019 a março deste ano, e fez questão de destacar a produção de vacinas e as medidas para fazer avançar os investimentos em ciência e tecnologia, como o aumento do orçamento da pasta a partir de recursos do setor privado e de fundos internacionais e projetos voltados para cidades inteligentes, Internet das Coisas e incentivos para startups. De acordo com ele, quando saiu do Ministério assinou mais de R$ 2 bilhões em investimentos, sendo R$ 250 milhões para bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). 

“O Brasil segue em uma rota muito positiva, estamos na direção correta, mas ainda falta a parte da educação há muito ainda a ser feito, especialmente em educação”, admitiu o ex-ministro. Ao comentar um dado trazido pelo presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, de que o Brasil tem apenas 8% das escolas com estrutura de laboratórios de ciências em suas dependências, Pontes reconheceu que seria necessário este índice ser de pelo menos 90%. “E isso a gente vai fazer com parceria”, afirmou. 

Licenciado do Ministério, Marcos Pontes vai concorrer a deputado federal pelo estado de São Paulo nas próximas eleições. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens