Notícias

Embaixador da Itália no Brasil é recebido na CIC Caxias

Negócios Internacionais

Publicado em 08/04/2022

Francesco Azzarello durante encontro com empresários na entidade - Foto: Marta Guerra Sfreddo
Francesco Azzarello durante encontro com empresários na entidade - Foto: Marta Guerra Sfreddo

Na noite desta sexta-feira (8), o embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello, foi recebido pelo presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Celestino Oscar Loro, pelo vice-cônsul Honorário da Itália em Caxias do Sul, Gelson Castellan, diretores de Negócios Internacionais da entidade e por lideranças empresariais e políticas locais. Em visita institucional ao Rio Grande do Sul, Francesco Azzarello veio a Caxias do Sul acompanhado do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot.

Antes da reunião com o grupo de empresários, Azzarello conheceu a estrutura do Vice-consulado Honorário da Itália em Caxias do Sul, cuja sede está instalada no prédio da CIC Caxias e em atividade desde maio de 2021. 

O presidente da CIC Caxias, depois de ressaltar os principais indicadores econômicos do município, enfatizou que os laços culturais da Região com a Itália são bastante fortes e reforçou a intenção da entidade em promover ainda mais as parcerias comerciais entre empresas locais com a Itália. “Nossa Região tem o DNA italiano”, acentuou Celestino. 

Durante o encontro, a entidade apresentou ao embaixador um vídeo sobre as potencialidades econômicas, turísticas e culturais de Caxias do Sul e fez a apresentação do perfil socioeconômico do município. 

O embaixador Francesco Azzarello agradeceu à acolhida e disse que Caxias do Sul e Região são exemplo de desenvolvimento. Segundo o diplomata, a Itália também tem interesse em estreitar relações comerciais e culturais com o Brasil e em especial com a Serra Gaúcha. Ao enaltecer a pujança da Região e a capacidade de sua gente, Azzarello anunciou que o empresário Gelson Castellan será elevado ao título de cônsul Honorário da Itália em Caxias do Sul. 

Roberto Bortot, por sua vez, agradeceu à hospitalidade e cordialidade com que foram recebidos na cidade e classificou o encontro como histórico.

O presidente da CIC Caxias presenteou o embaixador e o cônsul-geral italianos com uma caixa de vinhos produzidos em Caxias do Sul. Após o encontro que durou quase duas horas, os diplomatas foram recepcionados com um jantar oferecido pela CIC Caxias e pelo Vice-consulado Honorário da Itália em Caxias do Sul. 

Também participaram da recepção ao embaixador os vice-presidentes da CIC Caxias Ruben Bisi e Eduardo Michelin, os presidentes dos conselhos Superior e Deliberativo da entidade, David Randon e Emir José Alves da Silva, a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, a presidente da Câmara de Vereadores, Denise Pessôa, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Kuiava, e os empresários Clóvis Tramontina, Hugo Zattera, Sérgio Barbosa, Plínio Mioranza, entre vários outros, além de um executivo da empresa Leonardo, o segundo maior grupo industrial da Itália e um dos maiores grupos industriais de alta tecnologia do mundo, com sede em Roma. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)