Notícias

CIC Caxias presente no lançamento da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional

Política Urbana e Infraestrutura

Publicado em 06/04/2022

Astor Schmitt participou da audiência pública na Assembleia Legislativa - Foto: Reprodução Fotografia / ALRS | Agência ALRS
Astor Schmitt participou da audiência pública na Assembleia Legislativa - Foto: Reprodução Fotografia / ALRS | Agência ALRS

Nesta quarta-feira (6), o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) Astor Schmitt representou a entidade no lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Implantação do Porto Meridional em Arroio do Sal. A iniciativa ocorreu juntamente com uma audiência pública para tratar da obra no Litoral Norte, proposta pelo deputado Issur Koch, presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

A audiência ouviu o senador Luiz Carlos Heinze, parlamentares, autoridades municipais e empresariais. O diretor da DTA Engenharia Portuária e Ambiental, João Acácio Neto, apresentou o projeto elaborado para construção do porto.

O termo de referência da obra já tem a liberação do Ibama, o que viabiliza o início do licenciamento ambiental e abre espaço para avanços junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Superintendência de Patrimônio da União (SDU). O projeto conta com autorizações da Secretaria Nacional de Portos (SNP) e da Marinha para a escavação em área portuária de 2,5 quilômetros da beira-mar. Estas medidas são necessárias para consolidar o projeto junto a investidores.

Conforme o deputado Issur Koch, a Comissão e a Frente Parlamentar vão elaborar um manifesto de apoio à iniciativa, além de colher o apoio dos candidatos a governador do estado. O parlamentar destacou que a implantação do Porto Meridional pode significar a diminuição do custo logístico para os produtos gaúchos - hoje o maior entre os estados brasileiros para transporte de cargas. Segundo ele, além da questão das cargas, a obra pode trazer novas oportunidades de empreendimentos e empregos para os gaúchos.

O deputado Carlos Búrigo (MDB) mostrou a relevância do projeto para a região da Serra Gaúcha e para o polo metalmecânico. Segundo ele, o porto pode reduzir custos logísticos das empresas, que têm utilizado portos catarinenses para escoamento da produção.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)