Notícias

CIC Caxias recebe cônsules da Hungria para estreitar parceria comercial entre países

Negócios Internacionais

Publicado em 17/02/2022

Encontro identificou setores de interesse para futuros negócios - Foto: Amada Pietra Faccio/CIC Caxias
Encontro identificou setores de interesse para futuros negócios - Foto: Amada Pietra Faccio/CIC Caxias

O cônsul Comercial da Hungria em São Paulo, Balázs József, esteve na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta quarta-feira (16). O diplomata estava acompanhado da cônsul de Ciência e Tecnologia, Júlia Morován. Eles foram recebidos pelos vice-presidentes de Serviços, Eduardo Michelin, e de Indústria, Ruben Bisi (virtual), pelo presidente do Conselho Deliberativo, Emir José Alves da Silva, por diretores de Negócios Internacionais da entidade, além de diretores de outras áreas e de empresários de diferentes setores. O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Joel Maraschin, o diretor de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS, Leonardo Neves, além de representantes do Estaleiro Rio Grande e sócios da empresa Agrodok, também participaram da reunião.

O encontro teve como objetivo estreitar os laços econômicos entre a Hungria e empresas de Caxias do Sul e Região, além de promover intercâmbio na área de tecnologia com universidades e institutos de inovação, fortalecendo a parceria entre as duas nações. O diretor-executivo da CIC Caxias, Gelson Dalberto, fez uma apresentação institucional da entidade e também dos principais indicadores econômicos e sociais de Caxias do Sul. “Queremos fazer negócios, conhecer um pouco mais a Hungria para saber o que a Hungria tem a nos oferecer e o que temos para oferecer à Hungria”, disse o coordenador da Diretoria de Negócios Internacionais, Mauro Vencato. 

O cônsul Balázs József também fez uma apresentação de seus país e exaltou o potencial da Hungria como parceiro comercial do Brasil. Afirmou que a aproximação com Caxias do Sul visa explorar mais a Região comercialmente, e que seu país tem interesse em aumentar presença no mercado brasileiro, ampliando as exportações. 

József mencionou que os setores que mais se destacam são o agronegócio, o automotivo, tecnologia para cidades inteligentes (smart cities), energias renováveis e logística. “Estamos interessados em fechar negócios com as empresas locais”, reforçou o cônsul, que também apresentou um vídeo sobre a Agência de Promoção de Investimentos Húngaros (HIPA). Depois da reunião, a CIC Caxias ofereceu um jantar aos diplomatas húngaros. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)