Notícias

Crescer sem crescer: o segredo da Porsche para se tornar a montadora mais rentável no setor automotivo

Gerais

Publicado em 06/12/2021

Presidente e CEO da Porsche Consulting Brasil revelou detalhes da jornada de transformação da indústria alemã - Foto: Ana Clara Nazario/CIC Caxias
Presidente e CEO da Porsche Consulting Brasil revelou detalhes da jornada de transformação da indústria alemã - Foto: Ana Clara Nazario/CIC Caxias

A reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (6) teve um tom de despedida. O atual presidente, Ivanir Gasparin, conduziu a última reunião-almoço do calendário de 2021. Na pauta do evento, a jornada de transformação da fabricante de automóveis esportivos Porsche com a aplicação dos conceitos de Lean Manufacturing, que foi detalhada pelo presidente e CEO da Porsche Consulting Brasil, Rüdiger Leutz. “Lean é uma mudança na cultura e em toda indústria é passível de aplicar esta filosofia”, frisou o palestrante. 

A reorganização bem-sucedida da montadora no início da década de 90 a partir da adoção da Lean Manufacturing, originou a fundação da consultoria empresarial Porsche Consulting, em 1994. Na época, o excelente resultado e a superação da grave crise por que passava – em 1990 a perda anual era superior a 120 milhões de euros - deram à empresa alemã a experiência e o conhecimento que poderiam ser compartilhados com outras organizações ao redor do mundo. Hoje, a Porsche Consulting é uma empresa com escritórios em Stuttgart, Hamburgo, Munique, Berlim, Frankfurt, Milão, Paris, São Paulo, Atlanta, Palo Alto, Pequim e Xangai que aplica as soluções da manufatura enxuta da indústria automobilística em todos os segmentos de negócios, apoiando clientes na implementação de estratégias com foco em resultados mensuráveis. 

“Em dois anos as perdas anuais tornaram-se lucros anuais”, assinalou Leutz sobre a grande reviravolta que a transformou na mais rentável montadora do setor automotivo. De acordo com ele, o sistema de produção Porsche é simples e descreve os princípios aplicados em suas fábricas, que vão desde o fluxo até zero defeitos. Com isso, por mais de 20 anos, a Porsche trabalha na busca de melhores resultados. “A Porsche conseguiu crescer sem crescer, se tornando uma empresa altamente rentável”, afirmou Rüdiger Leutz. De 2,1 carros por funcionário em 1993/1994, passou para 8,7 carros por funcionário em 2017/2020.  

Apesar de ser a montadora mais rentável do mundo, decidiu produzir o primeiro carro esportivo Porsche 100% elétrico, desenvolvendo uma nova abordagem de manufatura e de mercado. “A Smart Factory já é a nossa realidade”, salientou o CEO da companhia, que acrescentou: “A fórmula para se tornar uma Smart Factory é Construir + Conectar + Escalar”. 

A inovação não para, e a industrial cloud – uma plataforma técnica e organizacional - será o próximo nível na performance das fábricas da Porsche. Os resultados esperados com a nuvem industrial, segundo elencou Leutz, são 30% de aumento de produtividade, 30% de redução de custos fabris e um bilhão de dólares de economia. “Colocamos o dinheiro onde a visão está”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)