Notícias

Cônsul-geral do Canadá em SP é recebida na CIC Caxias

Negócios Internacionais

Publicado em 26/11/2021

Heather Cameron falou do interesse em estabelecer parcerias entre empresas caxienses e canadenses - Foto: Ana Clara Nazario/CIC Caxias
Heather Cameron falou do interesse em estabelecer parcerias entre empresas caxienses e canadenses - Foto: Ana Clara Nazario/CIC Caxias

Durante visita a Caxias do Sul, a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron, foi recebida, na tarde desta sexta-feira (26), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), em encontro conduzido pelo diretor Institucional da entidade Ruben Bisi. Desde o início da semana, a diplomata cumpre agenda de visitas ao Rio Grande do Sul com o objetivo de prospectar parcerias que resultem no aumento da balança comercial entre Brasil e Canadá.

A cônsul-geral esteve na CIC acompanhada do gerente do Programa Comercial, cônsul Eric Gelinas, e do chefe do Porto Alegre Trade Office, Paulo Orlandi. Ao saudar a comitiva consular, os diretores da CIC Ruben Bisi, Gelson Dalberto e Mauro Vencato apresentaram a entidade e falaram sobre a posição de destaque da economia caxiense no contexto do desenvolvimento do estado, enfatizando a expectativa por trocar experiências e fomentar novos negócios. No ranking dos principais destinos das exportações caxienses, o Canadá ocupa apenas a 28ª posição, com 0,30% de participação. 

Heather Cameron e Paulo Orlandi revelaram que o Canadá deseja conectar as capacidades canadenses com as oportunidades brasileiras e aumentar a colaboração entre o Canadá e o Brasil em diversas áreas, especialmente em inovação. “Temos ferramentas para financiar projetos de inovação e interesse em trabalhar juntos”, frisou Orlandi. Outros setores prioritários para o Canadá são petróleo e gás, saúde, energia renovável, aeroespacial, educação, tecnologias sustentáveis e infraestrutura. 

Também participaram do encontro, a vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, o próximo presidente da entidade, Celestino Oscar Loro - que sugeriu a promoção de rodadas de negócios entre empresas caxienses e canadenses em 2022 -, além de outros diretores, presidentes de Sindicatos Patronais e representantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)